Nonato Guedes

A presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa, Giucélia Figueiredo, criticou a atitude do pré-candidato a prefeito da Capital Ricardo Coutinho (PSB) de oficializar seu registro tendo como vice Antônio Barbosa, filiado aos quadros petistas. Giucélia ressaltou que nada muda quanto à candidatura do deputado estadual Anísio Maia, homologada em convenção tendo como vice Percival Henriques, mediante coligação com o PCdoB. A dirigente centrou fogo na atitude de Barbosa em se aliar ao ex-governador, qualificando-o como oportunista e traidor.

“Mas isto faz parte da história dele, uma história dúbia, marcada por gestos em que ele sempre procura tirar vantagem”, comentou Giucélia Figueiredo. A indicação de Barbosa para vice de Ricardo, não obstante, teve o endosso da direção nacional do PT, conforme documento encaminhado à Primeira Zona Eleitoral de João Pessoa. O registro da chapa foi feito igualmente no Tribunal Superior Eleitoral, com assinaturas de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e Sonia Braga, secretária nacional de Organização da legenda. Por sua vez, o deputado Anísio Maia afirmou que sua candidatura é legítima e confia em que a Justiça Eleitoral reconhecerá essa evidência.

Em encontro mantido com candidatos e candidatas a vereador em João Pessoa pelo PT e PCdoB, Anísio Maia garantiu que está preparado para enfrentar “qualquer candidato de direita” e advertiu que nunca conciliou nem se aliou à direita, como outros postulantes. “Nós estamos dispostos a enfrentar a direita no terreno que ela quiser, porque nós, do PT, estamos acostumados ao diálogo e a fazer a discussão política com a população”. Anísio reforçou que os vereadores desempenham papel importante na construção do projeto coletivo que se dispõe a restabelecer o diálogo na administração municipal. Esse papel de candidatos a vereador também foi reforçado pela dirigente municipal Giucélia Figueiredo.

Os Guedes