sábado, 5 de setembro de 2020

Polícia Militar instaura investigação contra policiais que participaram de desafio

“NÃO HÁ MACHISMO”: Comando da Polícia Militar confirma investigação contra policiais do desafio do Tik Tok

5f50031e7113f - "NÃO HÁ MACHISMO": Comando da PM confirma investigação contra policiais do desafio do Tik Tok

A Polícia Militar do Piauí confirmou que instaurou três procedimentos administrativos contra sete policiais militares depois de terem participado de um desafio no aplicativo TikTok. Os procedimentos são um Inquérito Policial Militar – IPM e duas Sindicâncias por uso indevido de uniformes e por falta de autorização para utilização dos fardamentos.

A corporação ainda informou que a apuração dos fatos dessa natureza visa o respeito aos regulamentos disciplinares das corporações e que não está baseada em machismo ou preconceito, conforme denunciado pela defesa das policiais.

Diferentemente do que vem sendo divulgado, não existe qualquer espécie de preconceito ou ” machismo” dentro da Instituição, pois casos similares estão sendo objeto de apuração com o efetivo masculino, sempre dentro da legalidade e imparcialidade”, diz a nota.

As policiais receberem, em de 30 de abril, um aviso de que uma portaria seria aberta para apurar a conduta delas no vídeo para investigar suposta transgressão disciplinar.

O comandante geral da Polícia Militar, Coronel Lindomar Castilho, afirmou desconhecer a denúncia, mas a reportagem conseguiu uma portaria assinada em 30 de abril de 2020, que comprova a abertura de uma sindicância para apurar supostas transgressões disciplinares envolvendo as policiais que gravaram o desafio do Tik Tok.

Veja a nota da íntegra

A PMPI diante dos acontecimentos relativos à exposição de Policiais Militares nas mídias sociais fardados, presta as seguintes informações:

1. A utilização do uniforme é regida por legislação específica sendo um dos principais símbolos que representam a profissão militar. Ele reflete o valor e a tradição castrense;

2. A utilização de uniformes representa a legítima autoridade investida pelos poderes constituídos, sendo sua utilização prevista nos regulamentos internos das organizações militares;

3. A apuração de fatos dessa natureza ocorrem em outras co-irmãs visando o respeito aos regulamentos disciplinares das corporações;

4. A Corregedoria Geral da PMPI instaurou no ano de 2020, três ( 03 ) procedimentos administrativos, sendo 01 ( um ) Inquérito Policial Militar – IPM, e 02 ( duas) Sindicâncias por uso indevido de uniformes e por falta de autorização para utilização dos fardamentos. Em que a ampla defesa e contraditório sempre norteiam todos os procedimentos;

5. Diferentemente do que vem sendo divulgado, não existe qualquer espécie de preconceito ou ” machismo” dentro da Instituição, pois casos similares estão sendo objeto de apuração com o efetivo masculino, sempre dentro da legalidade e imparcialidade;

6. Vale salientar que a Sindicância é um procedimento apuratório sumário, que busca subsídios para apurar a existência ou não de irregularidades, vislumbrando critérios objetivos de como se deram os fatos: local, situação e demais dados pertinentes que sirvam de base para a devida tomada de decisão pelo gestor.
Teresina, 03 de setembro de 2020.

ELZA Rodrigues Ferreira – Ten Cel PM Diretora de Comunicação Social

Entenda 

Depois de um grupo de policiais militares terem realizado o desafio do Tik Tok, em que mulheres aparecem vestidas com os trajes normais e depois com a farda da polícia, o comando da Polícia Militar teria instaurado um processo administrativo contra o grupo. O advogado Otoniel Bisneto afirmou ao Portal AZ que a atitude do comando teria sido baseada apenas no machismo, sem fundamento legal.

Otoniel Bisneto relatou que é inadmissível esse suposto machismo da Polícia Militar com o vídeo das policiais. “É só mostrando elas fardadas, não tem nada que desabone a conduta. Eu resolvi denunciar por já estar cheio desse tipo de tirania interna da PM. No dia 8 de março fica aquela hipocrisia com as mulheres e agora querem repreender”, criticou.

Veja vídeo:

Fonte: Portal AZ - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário