sexta-feira, 4 de setembro de 2020

'Mãe Rosa', a mãe de muita gente em Juru, no Sertão da Paraíba

CONHECIDA COMO 'MÃE ROSA', A SAUDOSA PARTEIRA ROSA SIMÃO AJUDOU A TRAZER AO MUNDO MUITAS CRIANÇAS JURUENSES

Conhecida pelos partos realizados no município de Juru e região como 'Mãe Rosa', a mais famosa parteira juruense, Rosa Simão, ajudou a trazer ao mundo um sem-número de crianças numa época que não havia assistência hospitalar e muito menos médico na cidade.

Mesmo assim, lá pelos idos dos anos 60, quando o município começou a contratar os serviços desses profissionais com a finalidade de salvar vidas, estes recorriam a velha e experiente parteira para auxiliar nos casos mais difíceis de nascimento de crianças.

Embora não houvesse os recursos necessários que existem atualmente para as gestantes, não há registro de mortes das parturientes pelas mãos de 'Mãe Rosa' naqueles remotos tempos.  

A mãe de Julieta, Maria, Ana, Zefinha, Antônio (Sola), João Pontes (Buchada) e Charly (o aniversariante desta quinta-feira, 03), que fez da sua humilde casa uma verdadeira maternidade e dedicou toda a sua vida a abençoada arte de 'trazer gente ao mundo', ajudando muitas famílias a criarem seus filhos,  também foi 'mãe' de muitos outros juruenses.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário