segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Comemorações de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil

COMEMORAÇÕES DE 7 DE SETEMBRO RELEMBRAM A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL REALIZADA EM 1822

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Antes da pandemia da Covid-19, esse feriado nacional era marcado por comemorações públicas espalhadas pelo país inteiro, com desfiles cívicos que visavam relembrar a data especial.

Às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, d. Pedro proclamou o grito da independência. A partir disso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e tornou-se uma nação independente

A independência do Brasil foi resultado de um processo de desentendimentos entre os colonos brasileiros com a elite de Portugal. Tendo relação com a Revolução Liberal do Porto no ano de 1820, porém considera-se que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808. 

O 7 de setembro só foi transformado em feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas. Essa lei decretou a existência de sete feriados no calendário brasileiro e foi reforçada e modificada por uma lei assinada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Durante este ano de 2020, devido a pandemia de Covid-19, os tradicionais desfiles não aconteceram por conta do alto risco de contaminação em locais de aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário