quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Dia do Médico Veterinário

EM NOME DO JURUENSE JAKSON TEOTÔNIO, JURU EM DESTAQUE PARABENIZA TODOS OS MÉDICOS VETERINÁRIOS PELO SEU DIA

Comemorado anualmente em 09 de setembro, o Dia do Médico Veterinário celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais, quer seja dos bichinhos de estimação ou dos animais selvagens, também ajudando a diminuir a propagação de doenças transmitidas por eles para os seres humanos.

Foi exatamente nessa data, 09 de setembro de 1933, que o presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910. Atualmente, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países com o maior número de médicos veterinários no mundo.

O espectro de atuação do médico veterinário é muito amplo, especialmente na área de saúde pública. Pois, nem todo o mundo sabe, mas 62% dos patógenos humanos conhecidos são transmitidos por animais, além disso, 75% das doenças emergentes tiveram origem na fauna silvestre. De acordo com a Lei nº 5517/1968, o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem, às zoonoses, é uma das funções do médico veterinário, um profissional de saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) desde 1998.

Na batalha contra a Covid-19, em 2020, o médico veterinário foi incluído pelo Ministério da Saúde entre os profissionais de saúde que poderiam atuar como voluntários da ação "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde".

Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos médicos veterinários atuantes se cadastraram para participar e ajudar o Brasil no esforço nacional de enfrentamento à pandemia.

Uma pesquisa do IBGE demonstrou que existem aproximadamente 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de outras espécies (répteis, anfíbios e pequenos mamíferos) nas casas brasileiras. Mas, é comum encontrar tutores que pensam que a ida ao veterinário dever ser apenas para tratar alguma doença ou tomar vacinas.

No entanto, a melhor maneira de cuidar da saúde do animal de estimação é a prevenção. Levá-lo com frequência para realizar exames e check-ups, além do reforço anual das vacinas, auxilia na manutenção da saúde e prolonga sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário