quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Antes de morrer, médico pede para o Blog JURU EM DESTAQUE anunciar sua recuperação e a fé em Deus

Na UTI, Dr. Gessner diz ter "certeza do sangue de Jesus dentro dele limpando seu corpo" e que sua fé em Deus aumentou um bilhão de vezes 

            Médico e empresário Gessner Caetano

Por: Geraldo Luis

Há 27 anos atrás, quando era vereador do município de Juru, no Sertão da Paraíba, através do então deputado estadual Antônio Nominando Diniz Filho eu conheci o médico e empresário Gessner Caetano, proprietário da Casa de Saúde Francisco Brasileiro, em Campina Grande. Então, logo nos tornamos amigos e companheiros de farra nas noites campinenses - em 'boas companhias', diga-se de passagem.

Dr. Gessner também era dono do luxuoso Rique Palace Hotel, localizado na Rua Venâncio Neiva, no centro de Campina Grande, onde sem nenhuma despesa eu me hospedava, inclusive com quem me acompanhasse na viagem. De igual modo, sem também pagar nada, quase todas as semanas eu levava pacientes de Juru para tratamento médico na unidade de saúde dele. 

Em pouco tempo eu já não me hospedava mais no Rique Palace Hotel e, por exigência de Gessner, ficava em sua casa desfrutando de todo o conforto que a morada dele oferecia.

Com raízes na cidade de Patos e em Campina Grande, Dr. Gessner se destacou na Paraíba como empresário. Em 1994, dois anos após conhecê-lo, ele decide entrar na política e se lança candidato a deputado federal, sendo um dos favoritos para disputa daquele ano.  Na época, ele foi acusado de uma suposta compra de votos em troca de veículos (que seriam de origem duvidosa), fato que o enfraqueceu na política. Segundo Gessner, como nunca ficou comprovado o seu envolvimento nas supostas irregularidades, ele seria ressarcido pela Fazenda Pública por danos morais com cerca de R$ 30 milhões, cujos precatórios estariam na iminência de liberação para pagamento por determinação da justiça. 

Naquela época, recebi em Juru o então candidato em todas as visitas políticas à região de princesa Isabel. Era aqui, pois, em minha humilde casa, que ele dizia gostar de ficar. 

Atualmente, conversávamos por telefone quase todas os dias da semana, principalmente sobre política, entre outros assuntos. Em minhas viagens à João Pessoa, sempre nos encontrávamos para tomar whisky nos bons restaurantes que ele assiduamente frequentava ou então nos passeios de barco pelas praias da capital - sempre em 'boas companhias', é claro! 

Contudo, no início da noite desta terça-feira, 25, esse relacionamento de amizade chegou ao fim, quando fui surpreendido por uma triste notícia: morria o meu amigo Gessner Caetano, vítima de complicações causadas pela Covid-19. 

O médico campinense estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva individual do Hospital Português, em Recife, desde o fim do mês de julho, quando se encontrava em Barreiras, na Bahia, e ao sentir os sintomas iniciais da doença precisou fretar um avião para poder procurar socorro em uma unidade com melhores recursos técnicos.

Da UTI Gessner não saiu mais com vida, apesar do otimismo na conversa que teve com a reportagem do Polêmica Paraíba, no dia 30 de julho, quando falou em "esperança" na recuperação. Ele confirmara a infecção pelo novo coronavírus e disse que teve sintomas como diarreia e falta de ar, mas que no hospital o quadro se estabilizara. “Sentimento de muita emoção por está me recuperando. Estou me recuperando bem”, disse Gessner ao site.

Profissional de tradição reconhecida no estado da Paraíba, o médico campinense foi diagnosticado com insuficiência renal e pneumonia causados pelo novo coronavírus. Estava com quadro infeccioso grave e apresentava sangramentos pelo nariz, sendo preciso ser submetido a um tratamento de hemodiálise. 

Após cerca de um mês internado na UTI, no último final de semana Dr. Gessner teve o quadro de saúde avaliado de "grave" para "gravíssimo". Os profissionais de saúde que o acompanhavam avaliaram que ele deveria ser submetido a uma cirurgia toráxica (traqueostomia), na própria UTI. O procedimento, segundo um dos médicos que o assistiam, consistia na substituição do tudo respiratório, que seria retirado da boca e afixado na região do pescoço, visando melhorar a oxigenação dos pulmões. 

Por conta do sangramento pelo nariz, o esforço da equipe médica era para limpar melhor as vias aéreas, mas tudo ainda dependeria de avaliação sobre as plaquetas.

Um novo esquema de antibióticos seria iniciado ainda na última segunda-feira, 24, depois que o estômago do paciente estivesse mais vazio, para poder absorver melhor os medicamentos, disse um dos médicos. Também estava programada uma vídeolaringoscopia, para que a equipe pudesse melhor avaliar a fonte do sangramento do nariz dele.  

Há 22 dias, Gessner Caetano havia liberado para amigos fotografias suas no leito hospitalar e fez um dramático relato da sua situação, que classificou como "violenta" e "transtornante".

No último dia 10, no entanto, através de contato pelo messenger, Gessner havia me pedido para que fosse noticiado no Blog JURU EM DESTAQUE a sua saída da UTI "são e salvo", que aconteceria na quinta-feira, 13 de agosto. Segundo ele, "toda parte cardíaca e pulmonar já havia sido recuperada, sem deixar nenhuma sequela, só faltando recuperar o rim, que já estava em ascensão de recuperação".  

b625568e f7b1 4b5d ba54 7fbcde42f901 300x103 - SITUAÇÃO “TRANSTORNANTE”: quadro de Gessner Caetano em Recife se agrava e equipe médica avalia situação como gravíssima

Eis abaixo a íntegra do dramático apelo religioso de Gessner Caetano, um médico pedindo a proteção de Deus pela sua vida, em mensagem que me enviou da UTI após ter lhe desejado melhoras:

"Obrigado. O Covid-19 lesou o pulmão. Já recuperado´o pulmão e a pneumonia zerou, o coração também todas as válvulas normais, não chegou a ter nenhuma sequela, só o rim que tá em recuperação e devo sair quinta-feira da UTI. O rim já tá em ascensão, já tá em funcionamento melhor e devo sair. Dê a notícia aí, que é a última notícia do boletim aqui do Hospital Português, certo? Curado a pneumonia, curado o coração, as doenças cardíacas e só se manifesta agora o rim que tá em recuperação. Foi que o Covid atacou esses órgãos. Dê a notícia aí geral, que o boletim é esse. Todos os blogs vão dar hoje, sobre o boletim, que já tô ligando pra todos. Então devo sair quinta-feira da UTI. Passei em torno de vinte dias na UTI, mais tô são e salvo. Já recuperei toda parte cardíaca e toda parte pulmonar, só falta recuperar o rim, que já está em ascensão de recuperação", pediu-me Gessner.

"Tudo tranquilo com a recuperação do coração, foi o mais importante, e do pulmão. Agora o rim tá em ascensão, vai se recuperar se Deus quiser. Deus e Jesus estão operando aqui, eu tenho certeza. Minha fé aumentou um bilhão de vezes, porque eu tenho certeza da existência de Jesus dentro de mim com o sangue dele limpando meu corpo. Entendeu? E Deus operando em todos os sentidos. Isso aí eu tenho certeza absoluta, que é a fé. A fé chegou pra mim, graças a Deus, um bilhão de vezes maior que eu tinha", disse-me em sua última mensagem, da UTI, pelo messenger. 

Vai em paz, meu amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário