sexta-feira, 12 de junho de 2020

Festa de Santo Antônio, padroeiro da Cacoeira dos Costas

TRADICIONAL FESTA DE SANTO ANTÔNIO, PADROEIRO DO POVOADO CACHOEIRA DOS COSTAS, INTERROMPIDA PELA PANDEMIA DA COVID-19

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Não fosse a pandemia do novo coronavírus, essa terrível doença que ceifa vidas e assusta o mundo inteiro, o povoado Cachoeira dos Costas estaria em festa nesta sexta-feira, dia 12 de junho, em comemoração a Santo Antônio. o seu padroeiro.
Localizado na zona rural do município de Juru, no Sertão da Paraíba, distante doze quilômetros da cidade, o pequeno e aconchegante povoado reúne todos os anos uma multidão de pessoas vindas de toda a região - e, inclusive, de outras cidades -, além de turistas e filhos do lugar que moram fora, principalmente em São Paulo.
É na festa de Cachoeira dos Costas que os políticos de Juru se reúnem na época das eleições municipais, distribuindo sorrisos, dando tapinhas nas costas e pagando umas bicadas de cachaça para quem aproveita a ocasião para beber de graça.  
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, show e noite
Diante de um palco montado no pavilhão em frente à capela de Santo Antônio, moradores e visitantes dançam madrugada adentro até os primeiros raios do sol, ao som de bandas de forró contratadas pela prefeitura.
O evento marca o início das festividades juninas, seguido do dia de São João e São Pedro.  
Além de muito forró pé de serra e da calorosa acolhida dos cachoeirenses, o que não falta é muitas comidas típicas da região Nordeste, principalmente galinha caipira com arroz da terra e outras guloseimas - e muita bebida, é claro!     
Para quem encontra resistência para amanhecer o dia, não há nada melhor do que curtir a ressaca e o cansaço com um bom banho nas paradisíacas cachoeiras que deram nome ao lugar, para onde muitos turistas são atraídos na época das enchentes do rio.
Uma missa em homenagem ao 'santo casamenteiro', celebrada no dia 13 de junho, encerra a festa do padroeiro, que tem início com um novenário patrocinado pelas principais famílias do povoado, sem a tradicional queima de fogos e soltura de balões em virtude do falecimento de Chico Fogueteiro.
O que não pode faltar, é a participação de uma famosa bandinha de pífanos, na qual tocavam os saudosos Zé Pedrinho e o vereador Evangelho, seus fundadores, hoje levada à frente por Janser e outros músicos da localidade.
Tudo isso, se resume em lembranças de um tempo feliz que essa maldita pandemia levou, mas que esperamos revivê-lo em 2021 com muita saudade. 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário