EMPRESÁRIO MARQUINHOS ALVES SERIA O NOME DA PREFERÊNCIA DO PREFEITO DA CIDADE DE JURU PARA SUA SUCESSÃO

Foto: Reprodução
Constantemente lembrado como sendo a alternativa preferida por Luis Galvão para sucedê-lo no cargo de prefeito da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, o empresário Marquinhos Alves tem até o dia 04 de julho para se desincompatibilizar em definitivo da respectiva função que exerce na prefeitura - se realmente for candidato a prefeito ou vice. Contudo, se ele pretendia concorrer à Câmara Municipal, o prazo de desincompatibilização terminou nesta sexta-feira, 03 de abril.
Esses prazos, estipulados para ser cumpridos na primeira semana de abril, estão previstos no calendário eleitoral de 2020 pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral (nº 23.606/2019), assim como aqueles que tratam da "janela eleitoral" para trocas partidárias, período no qual os vereadores que concorrerão à reeleição ou ao cargo de prefeito podem mudar de partido sem perder o mandato eletivo. Os mesmos prazos prevalecem para registro de estatuto de partidos e da desincompatibilização para políticos que pretendem disputar outros cargos nas eleições previstas para outubro, a exemplo de secretários municipais.
Hoje, dia 04 de abril, expira o tempo dos partidos políticos para aprovar a filiação de seus candidatos, que, por sua vez, já deverão ter domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar o pleito de outubro.
É bom lembrar que as eleições municipais de 2020 estão chegando com algumas regras diferentes das últimas, como por exemplo, as coligações proporcionais, que são aquelas candidaturas para vereador. Agora cada partido deverá ter seus candidatos, coligações não serão permitidas, o que coloca os pequenos partidos em xeque.
Seja qual for a decisão de Marquinhos Alves - de participar ou não da disputa de 04 de outubro -, trata-se de um nome da inteira confiança do chefe do poder executivo juruense, que estaria fazendo jus à memória política do ex-prefeito Antônio Alves, avô do jovem empresário e 'tutor' do ingresso de Luis Galvão na vida pública. A seu favor, Marquinhos contaria ainda com o indispensável reforço da ex-vereadora Maíza Alves, sua tia, apesar de não lhe faltar no seio familiar quem atrapalhe mais do que o ajude.
Nesse contexto, vale ressaltar a possibilidade de apoio do prefeito Luis Galvão à candidatura da vereadora Solange Félix, tendo a vereadora Jesus como vice, embora esses nomes ainda não tenham sido oficialmente anunciados.
Não moro em juru, nem conheço nenhum destes senhores aí da foto. Mas pela linguagem corporal dos mesmos, o que tenho a dizer é "COITADA DA CIDADE DE JURU"
ResponderExcluir