Trinta e três açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) estão sangrando. O mais recente foi o do açude do Jatobá I, em Patos, que transbordou esta semana depois de 11 anos desde a última vez. A principal razão disso são os grandes volumes de chuva das últimas semanas. Cerca de 20 municípios do Estado registraram chuvas com mais de 200 milímetros, outros quase 60 registraram chuvas de 100 a 200 milímetros, enquanto outros tiveram chuvas de 0.1 a 100 mm observadas.
De acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o município de Cajazeiras é considerado aquele onde mais choveu este ano, com 1.445,8 milímetros, e com o maior índice pluviométrico de março, registrando 341,9 milímetros.
O município com maior índice de chuvas do mês de abril, até agora, é Olho D’Água, com 435,4 milímetros – que também é o segundo onde mais choveu este ano, registrando até ontem 1.224,7 mm. Segundo o último relatório de monitoramento da Seca, feito pelo Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), as chuvas da Paraíba deixaram a precipitação positiva no estado, “o que contribuiu para uma melhora na condição de seca em algumas localidades, a exemplo da mesorregião do Sertão Paraibano, onde a seca passou de moderada para fraca. No Planalto da Borborema e parte do Agreste, também houve redução de uma categoria no grau de severidade da seca, passando de grave para moderada”, informa o relatório referente a março de 2020.
Atualmente o açude de Boqueirão está com 64,01% da sua capacidade o que representa quase 300 milhões de m³. Os 33 açudes que estão “sangrando” atualmente no Estado são responsáveis, em sua maioria, pelo abastecimento dos municípios localizados no Sertão e Alto Sertão da Paraíba, além de no Cariri, no Seridó e Curimatau.
PB Agora com Aesa