domingo, 26 de abril de 2020

Açudes sangram na Paraíba

Após chuvas, Açudes de Porções e Camalaú, na região do Cariri paraibano, voltam a sangrar – VEJA VÍDEO


Capturar 119 - Após chuvas, Açudes de Porções e Camalaú voltam a sangrar - VEJA VÍDEOS
Pelo menos 30 açudes da Paraíba estão sangrando desde quinta-feira (23), conforme dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). Entre os açudes que estão com mais de 100% da capacidade estão o reservatório de São Gonçalo, em Sousa, no Sertão, o Cordeiro, na cidade de Congo e do município de Camalaú, no Cariri da Paraíba.
O Açude de Porções, localizado na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, voltou a sangrar com intensidade na última quarta-feira (22), após as chuvas registradas na região, na terça-feira (21).
O manancial tem capacidade para 29 milhões de metros cúbicos. As águas seguem para o Açude de Camalaú, que já passa dos seus 90% de sua capacidade.
Segundo a Aesa, dos 134 açudes da Paraíba, 65 estão com capacidade superior a 20% do volume total. 24 ainda estão em observação, com menos de 20% do volume e 15 estão em situação crítica, com menos de 5% do volume. Entre os açudes que permanecem em situação crítica estão os reservatórios Capivara em Uiraúna, no Sertão, e Jandaia, em Bananeiras, no Brejo da Paraíba.
O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e região, tem volume (na quinta-feira) de 296.600.548 metros cúbicos e está com 63,6% de sua capacidade, de acordo com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Já o reservatório de Camalaú, no Cariri, transbordou após 11 anos e está com um volume de 48.190.726 m³.
Confira vídeo:
Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário