sexta-feira, 13 de março de 2020

Hoje é Sexta-Feira 13, popularmente conhecida como dia do azar

HISTÓRIAS E LENDAS TENTAM JUSTIFICAR COMO SURGIU O MISTICISMO DA SEXTA-FEIRA 13


Os supersticiosos ficam com medo quando o dia 13 cai em uma sexta-feira
                Os supersticiosos ficam com medo quando o dia 13 cai em uma sexta-feira                                                                       
Sexta-feira 13 é popularmente conhecido como o dia do azar. Pode ocorrer em qualquer mês e em qualquer ano, quando o dia 13 cai numa sexta-feira.
Por norma, as sextas-feiras 13 ocorrem sempre que o primeiro dia do mês é um domingo.
Existem muitas histórias e lendas que tentam justificar como surgiu o misticismo ao redor desta data.
Muitas pessoas consideram o número 13 como um símbolo de sorte, no entanto, a “sexta feira 13” ficou marcada como um dia de “maus agouros” e acontecimentos negativos.
Afresco de A Última Ceia, provavelmente a representação mais conhecida da Última Ceia - 1498 - Por Leonardo da Vinci, no Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão
Uma das hipóteses, de acordo com o cristianismo, diz que a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, sendo que na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa.
"Loki e Sigyn" (1863), personagens de uma versão antiga de uma lenda da mitologia nórdica - por Mårten Eskil Winge
Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete oferecido pelo deus Odin e 12 deuses foram convidados.
Loki, espírito do mal e da discórdia, não estava entre os convidados e ficou muito irado por isso. Após aparecer na festa, uma grande luta foi travada, findando com a morte da deusa Balder, que era muito amada pelos outros deuses.
A partir desta história, veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
"A morte de Balder" (1817), deusa muito amada pelos outros deuses que foi morta por Loki, espírito do mal e da discórdia - por Christoffer Wilhelm Eckersberg
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza para os nórdicos era Friga (que originou os termos friadagr e friday, que significam “sexta-feira” na língua escandinava e em inglês, respectivamente), e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou a deusa em bruxa e, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, totalizando 13 integrantes que ficavam rogando pragas aos seres humanos.
Frigga é a Deusa-Mãe da dinastia de Aesir na mitologia nórdica. Esposa de Odin e madrasta de Thor e mãe adotiva de Loki é a deusa da fertilidade, do amor e da união. É também a protetora da família, das mães e das donas-de-casa, e símbolo da doçura.

Filme "Sexta Feira 13"

Sexta Feira 13 é uma conhecida série de filmes de terror que teve o seu início na década de 1980.
O filme tem como figura principal Jason Voorhees, um implacável serial killer que usa uma máscara de jogador de hockey amaldiçoada.
Saiba mais sobre o significado de serial killer.
Atualmente, a série de filmes conta com 12 longa-metragens produzidos. Está previsto para o primeiro semestre de 2017 um novo filme da franquia “Sexta-feira 13”, que promete explicar os motivos que leva Jason a ressuscitar sempre que é morto.
Personagem Jason, do Filme Sexta-feira 13, virou um símbolo da data
Personagem Jason Voorhees, um implacável serial killer, do Filme Sexta-feira 13, virou um símbolo da data
https://www.significados.com.br/sexta-feira-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário