terça-feira, 17 de março de 2020

Asteroide gigante deve chegar perto da Terra em 29 de abril

NASA identifica asteroide de 4 quilômetros de extensão se aproximando da Terra, mas avisa que não há motivo para preocupação


thinkstockphotos 469055831 - NASA identifica asteroide gigante se aproximando da Terra
A divisão da NASA responsável por monitorar objetos espaciais que se aproximam da Terra identificou um asteroide de 4 quilômetros de diâmetro que deve chegar perto do nosso planeta no dia 29 de abril. O corpo espacial viaja a 31 mil quilômetros por hora, mas a agência espacial já avisou: não há motivo para preocupação.
“No dia 29 de abril, o asteroide 1998 OR2 vai passar a 3,9 milhões de milhas/6,2 milhões de quilômetros da Terra. Uma matéria do Daily Express sugere que existe um ‘alerta’ sobre esse asteroide, mas a informação é falsa. Uma lista completa de todos os asteroides que passam pela Terra está sempre disponível no site cneos.jpl.nasa.gov/ca. Sigam em frente!”, comentou a agência espacial no Twitter.
Um asteroide menor, com aproximadamente 500 metros de diâmetro, também tem causado preocupação na população mundial. Batizado de Bennu, este objeto espacial viaja em rota de colisão com a Terra – mas as chances de que a colisão aconteça são de 1 em 2,7 mil. E, se acontecer, o choque será entre os anos 2175 e 2196.
Apesar da má fama, Bennu também vai fornecer informações aos cientistas. Em 2018, uma sonda espacial da NASA chamada OSIRIS-REx entrou na órbita do asteroide após viajar pelo espaço por dois anos. A expectativa é que a sonda colete materiais, mapeie a superfície e calcule a massa do corpo espacial até 2023.
Fonte: UOL - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário