terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Sem dinheiro para pagar cursinho, filho de empregada doméstica é aprovado em curso de medicina

Padeiro da cidade de Sousa, na Paraíba, de 17 anos, passa no oitavo lugar de medicina na Universidade Federal da Paraíba


familia do jovem - SEM CURSINHO, MAS COM GARRA: Padeiro sousense de 17 anos passa no oitavo lugar de medicina na UFPB

Filho de empregada doméstica e padeiro, o jovem Diógenes Antônio da Silva, de 17 anos, não acreditava que seria capaz de entrar na faculdade de medicina. A origem humilde e a falta de recursos financeiros para pagar um cursinho desanimavam o rapaz, morador de Sousa, no Sertão paraibano, que achava que não teria condições de competir. Foi com o incentivo de amigos que ele mudou de ideia e conseguiu ser aprovado em oitavo lugar para o curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Diógenes, que ficou com 743,52 pontos no resultado geral das provas e 900 pontos na redação, contou que usava apostilas que encontrava na internet e videoaulas para estudar em casa, mas passava a maior parte do tempo na escola, o campus de Sousa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), onde cursou o técnico em Informática durante o ensino médio.
O jovem disse que sempre se interessou por medicina, mas, por achar que não tinha condições de entrar no curso, tinha a informática em mente. Ele foi incentivado pelos amigos, que insistiam que ele conseguiria passar. Diógenes lembra que pensou em desistir algumas vezes, mas o esforço foi recompensado.
Agora, o único obstáculo entre Diógenes e seu sonho é a situação financeira da família, que não tem condições de pagar as despesas de locomoção e estadia para que ele se mude para João Pessoa. A mãe de Diógenes vive de uma pensão e o auxílio do Bolsa Família.
Uma campanha foi criada na internet para arrecadar doações em dinheiro, além de roupas brancas, jaleco e itens de higiene pessoal para o rapaz. De acordo com Diógenes, ele já recebeu diversas doações na casa dele mesmo e diretamente na sua conta bancária. “Eu já recebi jaleco, sapato, alguns mantimentos e até um estetoscópio”, agradece.
As doações para Diógenes podem ser feitas para: Conta Poupança Caixa – Agência 0558 – Operação 013 – Conta 00058506-4 – Diógenes Antônio da Silva, ou entrar em contato diretamente com ele pelo telefone (83) 99141-2502.
Embora ainda não saiba ao certo qual especialidade da medicina escolherá no futuro, Diógenes afirmou que se interessa pelas áreas de neurologia e oncologia.
Fonte: Folha Patoense - Publicado por: Amara Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário