Oração, fé e reflexão. Fugindo da folia, Campina entra em clima de retiro durante o carnaval e desde a última quinta-feira (20), tem se transformado em um grande templo ecumênico, realizando diversos encontros religiosos e filosóficos.
Nesse período do carnaval, a cidade realiza grandes encontros religiosos e filosóficos, sendo os maiores, o Crescer, o Consciência Cristã, Nova Consciência e o Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep). A expectativa criada pelos organizadores dos encontros é de que cerca 150 mil pessoas participem dos eventos em 2020.
O primeiro evento a ser aberto foi o Encontro Consciência Cristã que este ano chegou a 22ª edição, com o tema, “O Retorno do Rei”. Aberto na última quinta-feira, o Encontro contará com palestras, minicursos, plenárias e seminários durante os seis dias de realização.
O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita, mas para participar de algumas atividades é preciso fazer uma inscrição no site do evento.
Entre os eventos paralelos, destaques para o curso “O Juízo Final” a ser ministrado pelo pastor e teólogo, Franklin Ferreira (SP). Franklin Ferreira será o palestrante do “Minicurso Escatologia Bíblica”, que acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral, de 23 a 25 de fevereiro, a partir das 9h30. O evento vai se estender até a próxima terça-feira, 25, com mais de 100 mensagens e 40 preletores convidados. A promoção é da Visão Nacional da Consciência Cristã (Vinacc) e deve receber mais de 100 mil pessoas até o seu encerramento.
O principal pregador da noite de abertura, foi o pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes. Já a Orquestra Átrios de Louvor e o Coral Silvino Silvestre, ambos da Assembleia de Deus, ficaram com a missão de conduzir a parte musical da noite, além de outros representantes da música evangélica local.
Crescer 
Tradicional na cidade, o Crescer chega a 23ª edição do Crescer como o Encontro da Família Católica, promovido pela Comunidade de São Pio X, começa neste domingo na casa de shows Spazzio, localizada no bairro do Catolé.
Com tema “Família 
Buscai as Coisas do Alto”, o Crescer 2020 começa neste domingo (25) e conta com pregações, Missas, adoração e shows católicos. São oferecidas atividades para os públicos infantil, jovem e adulto. A expectativa é que o evento reúna cerca de 50 mil pessoas nos três dias.
Os participantes terão a oportunidade de ouvir palestras de Dom Dulcêncio Fontes de Matos, anfitrião do evento; Dom Francisco Gabriel, Bispo Diocesano de Campo Maior; Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo Diocesano de Caruaru; Padre Chrystian Shankar, da Diocese de Divinópolis, em Minas Gerais e Padre Roger Luís, da Diocese de Lorena Comunidade Canção Nova.
Outros palestrantes convidados foram Frei Gilson, da Diocese de Santo Amaro; Padre Cleidimar Moreira, da Arquidiocese de Goiânia; Padre Luciano Guedes, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande e o Padre José Vanildo de Medeiros, Vicariato para Novas Comunidades de Campina Grande.
Também estarão presentes o Padre Fabrício Timóteo da Diocese de Patos; Celione David, da Diocese de Guarabira; Padre Rodolfo Lucena, Gustavo Lucena, Teto Fonseca, o pregador Siqueirinha e Lívian Farias, todos da Diocese de Campina Grande.
A 47ª edição do Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep) 2020 acontece desde a última sexta-feira (22) e segue até a terça-feira (25). O encontro está sendo realizado no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande. O tema “Jesus a essência do Espiritismo” foi escolhido para ser debatido durante o período do carnaval, no evento religioso mais antigo da cidade.
O Miep 2020 conta com palestras, oficinas e seminários. São oferecidas atividades para os públicos infantil, jovem e adulto.
Participarão do encontro os palestrantes Rossandro Klinjey, Sandra Borba, Jussara Korngold, Haroldo Dutra, Álvaro Mordechai, Allan Vilches, Tallius de Tarssus, Rafael Lavarini, Severino Celestino, Oscar de Lira e Elizabete Lacerda.
A cidade de Campina Grande vem sendo marcada no período do carnaval, há 29 anos, por momentos de diálogo sobre diversidade religiosa, cultura de paz, preservação do meio ambiente e respeito a todas as diferenças promovido pelo Encontro da Nova Consciência.
A 29º edição do Encontro da Nova Consciência acontece até a próxima terça-feira no Sesc Centro, em Campina Grande. O tema do evento, que integra a programação do Carnaval da Paz, é “O que estamos fazendo juntos pela cura do planeta?
O evento é aberto ao público e para participar dele não é necessário fazer inscrição. A programação inclui a realização de palestras e discussões que reúnem religiosos, filósofos e artistas para refletir sobre a vida em sociedade.
Entre os palestrantes convidados para a edição 2020 do encontro, está o psicólogo Rossandro Klinjey que fará a última palestra do evento,
Severino Lopes - PB Agora