sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Estudantes de Juru poderão apresentar pesquisa no evento 'Artigo do Ano', em Santa Catarina, a convite do INBRACON

TRÊS ESTUDANTES DA CIDADE DE JURU, NO SERTÃO DA PARAÍBA, DESCOBREM SOLUÇÃO PARA DRENAGEM DE ÁGUA DAS CHUVAS

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Beatriz Raquel, pessoas sorrindo, óculos e atividades ao ar livre
Beatriz, Samuel e Vitória: estudantes juruenses do curso de Edificações, no Instituto Federal da Paraíba, Campus Princesa Isabel 
Quem assiste os noticiários pela TV ou acompanha pelas redes sociais os desastres ocorridos em Minas Gerais e São Paulo, com muitas mortes em consequência das chuvas, não sabe que uma possível solução para os sistemas ineficientes e ultrapassados de drenagem e pavimentação de ruas e avenidas pode ser encontrado em Juru, no Sertão da Paraíba.
Isso mesmo: na pequena e longínqua cidade de Juru, onde residem os jovens Samuel Medeiros de Aquino, Vitória Barbosa de Sousa e Beatriz Raquel Cordeiro, estudantes do curso de Edificações, no Instituto Federal da Paraíba, Campus Princesa Isabel.
De origem humilde porém muito inteligentes, os três jovens juruenses têm se destacado pela pesquisa que fizeram sobre o uso de resíduo de caulim nas propriedades de concreto permeável, tendo se apresentado em público, pela primeira, na 4ª Feira de Ciências e Mostra Científica, para alunos universitários da cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, onde foram premiados.
A imagem pode conter: 3 pessoas
Apresentação da pesquisa para alunos universitários da cidade de Serra Talhada - PE, na 4ª Feira de Ciências e Mostra Científica
Posteriormente, em novembro de 2019, eles participaram do SIMPIF-PB, realizado em João Pessoa, sendo novamente premiados, cuja descoberta ficou em 3º lugar, atrás apenas dos inventores de uma mão biônica e um robô de reciclagem.
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre
Participação de Samuel, Vitória e Beatriz no SIMPIF-PB, em João Pessoa, onde foram premiados, pela segunda vez, pela apresentação da pesquisa 
A pesquisa dos três brilhantes estudantes juruenses teve duração de um ano, tendo finalizado em outubro de 2018. Agora eles se preparam para publicar um artigo na Revista Princípia, do IFPB de Princesa Isabel.
Com apenas 18 anos de idade, o jovem Samuel, filho de uma dona de casa e um pedreiro, moradores de Juru, descobriu através de pesquisa feita na internet que o IMBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto, realiza um dos maiores eventos sobre concreto do país e enviou um resumo da descoberta que fez juntamente com Vitória e Beatriz no IFPB. 
Como resultado, recentemente Samuel foi comunicado da aprovação da pesquisa, com a possibilidade de participar do evento 'Artigo do Ano', cuja apresentação será presencial e acontecerá em Santa Catarina, devendo ser realizada em novembro desse ano.
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Beatriz Raquel, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Solenidade de premiação de Samuel, Vitória e Beatriz pela apresentação da pesquisa no SIMPIF-PB, realizada em João Pessoa no mês de novembro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário