domingo, 15 de dezembro de 2019

Vereador Napoleão comete silabada durante sessão da Câmara

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE JURU PRONUNCIA 'ACORDÃO' AO INVÉS DE 'ACÓRDÃO' AO SE REFERIR A UMA DECISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA PARAÍBA

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
Foto: Reprodução/Internet
Não tivesse repetido várias vezes, o erro de pronúncia protagonizado pelo vereador Napoleão Marques durante a sessão da última sexta-feira, 13, realizada na Câmara Municpal de Juru - PB, poderia ter passado despercebido não fosse a forma desapercebida do presidente da Casa.
O falante parlamentar do Distrito Dalmópolis, que presidia a última sessão ordinária de 2019, fazia referência a decisão do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) que reprovou as contas do prefeito Luis Galvão, quando insistiu em pronunciar 'acordão' ao invés de 'acórdão'. Embora as duas formas existam na Língua Portuguesa, ambas devem ser usadas, no entanto, em diferentes situações.
Por não se tratar de um erro material, a leitura feita pelo vereador Napoleão poderia até paracer um simples lapso não fosse a falsa percepção da realidade que passa a pronúncia, uma vez que reflete algo que não aconteceu na Corte de Contas paraibana. Senão, vejamos:
'Acordão' (sem acento agudo) é aumentativo masculino singular de acordo. Significaria, portanto, que os conselheiros do TCE fizeram um grande acordo para rejeitar as contas do gestor juruense - o que não houve. 
Já 'acórdão' (com acento agudo) significa sentença proferida por um tribunal, como aconteceu na decisão tomada pelos membros do TCE após análise das contas do município de Juru.
Houve, portanto, na pronúncia do presidente da Câmara, uma silabada, que consiste em deslocar o acento tônico da palavra. Algo menos grave que o conteúdo de um requerimento assinado por um vereador de Princesa Isabel, recheado de erros de concordância (verbal e nominal), que se refere ao "ano legislativo" como se fora "ano letivo", conforme noticiou o Blog do Dominguinhos.
Sabe-se que, cada um dos quatro anos de um mandato parlamentar é chamado de "ano legislativo", expressão muito diferente de "ano letivo" que refere-se ao período do ano no qual são desenvolvidas as atividades escolares efetivas compreendido entre o início e o fim das aulas.
Vale salientar, que o conhecimento não pode ser encontrado somente nos livros. Para aprender cada vez mais, é preciso que nos conheçamos para saber se estamos aptos para assumir determinadas funções e adquirir uma profunda percepão das coisas que ouvimos, vemos e até mesmo fazemos. É preciso obeservar e absorver das experiências aquilo que elas oferecem como ensinamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário