sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Santo do Dia

A IGREJA CATÓLICA COMEMORA NESTA SEXTA-FEIRA O DIA DE SANTA LUZIA, A PROTETORA DOS OLHOS E DA VISÃO

Hoje, dia 13 de dezembro, a comunidade católica comemora o dia de Santa Luzia, a protetora dos olhos e da visão. Embora não seja feriado, muitas pessoas resolvem por conta própria guardar a data em respeito à Santa. Você sabe por quê?
A maioria das pessoas que guardam o dia de Santa Luzia são os profissionais da construção civil, mais precisamente os pedreiros, já que hoje também é comemorado o dia deles, então, é como se a Santa fosse a protetora dos pedreiros, que os abençoa na profissão.
Porém, em respeito à protetora da visão e dos olhos, outros diversos profissionais não trabalham no dia de hoje, como forma de agradecer pelo dom da visão, já que ela é essencial para o trabalho, seja em que área for.
Santa Luzia ficou conhecida como a protetora dos olhos por conta de que antes da sua morte lhe arrancaram os olhos; ela é muito procurada por pessoas que tem alguma deficiência na visão e muitas curas a doenças são atribuídas à santa.
O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.
Santa Luzia nasceu em Siracusa, na Itália, no fim do seculo III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.
Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, de quem era devota, e que a cura da grave doença seria a confirmação do “não” para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.
Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. O noivo rejeitado vingou-se acusando Luzia de ser cristã ao procônsul Pascásio. Ameaçada de ser exposta ao prostíbulo para que se contaminasse, Luzia deu ao procônsul uma sábia resposta: “O corpo se contamina se a alma consente.”
Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito,  várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. 
Um golpe de espada pôs fim a uma longa série de sofrimentos, mas mesmo com a goela cortada, a jovem continuou a exortar os fiéis a antepor os deveres para com Deus àqueles para com as criaturas, até que os companheiros de fé, que faziam um círculo em volta dela, selaram o seu comovente testemunho com a palavra Amém. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.
Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus – Luz do Mundo – até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.
Testemunham-lhe a antiga devoção, que se difundiu muito rapidamente não só no Ocidente, mas também no Oriente. O episódio da cegueira, ao qual ordinariamente chamam a atenção as imagens de Santa Luzia, está provavelmente vinculado ao nome: Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui a Santa Lúcia ou Luzia a função de graça iluminadora.
Dia de Santa Luzia
Lucy de Syracuse
St. Lucia Syracuse salvou muitas vezes em momentos dramáticos como carestias, terremotos, guerras e interveio em outras cidades como Brescia, graças à sua intercessão, foi lançado a partir de uma grande miséria. Em 1955, a pedido expresso do Cardeal Patriarca Roncalli (futuro Papa João XXIII), o rosto da santa foi coberto com uma máscara de prata.Segundo a lenda, o bizantino General George Mariace transferiu o corpo de Santa Lúcia de Siracusa de Constantinopla (1039), para reduzir o período de invasão da cidade de Siracusa pelos sarracenos. Durante a Quarta Cruzada (1204), o Duque de Veneza, Enrico Dandolo, em Constantinopla os restos mortais da Santa, leva a Veneza para o mosteiro de St. George, e em 1280, faz a transferência para a igreja dedicada a ela em Veneza.
O sarcófago de vidro exposto sob o altar está na Igreja dos Santos Geremias e Lucia. Em muitos mapas de Veneza, continha apenas a Igreja de San Geremia nome na praça de mesmo nome. Os restos mortais do santo foram transferidos para a igreja em 1861, quando foi demolido dedicado a construir a estação de trem, que leva o mesmo nome e sua revelação foi em São Vicente de Paulo de Faseras.
Fonte: www.cancaonova.com - www.bompastor.org.br - es.wikipedia.org - itnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário