Presidente Jair Bolsonaro manda Exército se preparar para uso do ‘Artigo 142’ da Constituição Federal
Chefe do Executivo diz que Forças Armadas estão preparadas para manifestações como as que vem acontecendo em países vizinhos.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, informou, nesta quarta-feira (23), que conversou com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, para as Forças Armadas estarem preparadas em caso de protestos violentos como os que acontecem no Chile e Equador.
Em Tóquio, capital do Japão, questionado sobre a possibilidade de o próximo país a sofrer turbulências nas ruas ser o Brasil, Bolsonaro respondeu:
“Não podemos ser surpreendidos, temos que ter a capacidade de nos antecipar a problemas. Conversei com o ministro da Defesa sobre a possibilidade de ter movimentos como tivemos no passado, parecidos com o que está acontecendo no Chile, e a gente se prepara para usar o artigo 142, que é pela manutenção da lei e da ordem, caso eles venham a ser convocados por um dos três poderes.”
De acordo com O Globo, Bolsonaro disse que o que acontece atualmente na América do Sul são movimentos de grupos de esquerda para tentar voltar ao poder:
“Não podemos ser surpreendidos, temos que ter a capacidade de nos antecipar a problemas. A intenção deles é atacar os EUA e se auto ajudarem para que seus partidos à esquerda tenha ascensão. Dinheiro nosso brasileiro, do BNDES, irrigou essa forma de fazer política.”
O Artigo 142 da Constituição Federal estabelece as diretrizes sobre o funcionamento das Forças Armadas.
De acordo com o texto, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica estão “sob a autoridade suprema do Presidente da República”, com o objetivo de implementar a “defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.
Fonte: RENOVA Mídia - Tarciso Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário