terça-feira, 13 de agosto de 2019

Idoso engoliu dentadura que foi retirada a fórceps

Médicos descobrem prótese dentária presa na laringe de paciente 8 dias após cirurgia


xblog larynx.jpg.pagespeed.ic .g cNX PFZH 300x169 - Médicos descobrem prótese dentária presa na laringe de paciente 8 dias após cirurgiaUm homem de 72 anos que foi levado à emergência de um hospital universitário em Great Yarmouth (Inglaterra) após expelir sangue ao tossir e ter grande dificuldade para engolir alimentos acabou tendo uma surpresa: ele estava, na verdade, com uma prótese dentária – uma placa metálica com três dentes frontais – presa na laringe.
O paciente, que não foi identificado, havia se submetido oito dias antes a uma cirurgia para a retirada de um tumor benigno no abdome. Durante a operação, o idoso acabou engolindo a prótese sem quem ninguém da equipe médica percebesse, contou relato publicado na conceituada revista médica “BMJ”.
Inicialmente, o homem teve a garganta examinada e nada foi descoberto de anormal. Exames de raio-X e de sangue foram feitos. Um médico apontou que o paciente tinha infecção nas vias aéreas, prescrevendo antibióticos, esteroides e bochechos a ele. Ele foi liberado.
Porém, dois dias depois, o homem retornou ao hospital, com a voz rouca e sem conseguir engolir os remédios prescritos. Ele ainda expelia sangue, e precisou de um balão de oxigênio. O médico suspeitou de pneumonia.
O caso só foi elucidado, entretanto, quando foi inserido um tubo flexível pelo nariz do paciente. E lá estava a prótese cobrindo as cordas vocais.
A prótese dentária foi removida a fórceps.
“A presença de qualquer prótese dentária deveria ser claramente documentada antes e depois de qualquer procedimento e todos os membros da equipe devem estar cientes do plano perioperatório (período de tempo que vai desde que o cirurgião decide indicar a operação e comunica ao paciente até que este último retorne, depois da alta hospitalar, às atividades normais)”, disse Harriet Cunniffe, médico do James Paget University Hospital, autor do relato na revista.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário