terça-feira, 18 de junho de 2019

Desabafo do filho transgênero do governador do Rio de Janeiro

Após críticas ao pai em redes sociais, filho transgênero de Wilson Witzel tenta reaproximação

Erick postou desabafo no Instagram: 'Não dá pra voltar atrás e mudar o passado, mas dá pra (re)começar agora e fazer um outro final. Brega, mas é verdade'




Foto antiga de família com Erick e Witzel bem jovem Foto: Reprodução / Instagram
Foto antiga de família com Erick e Witzel bem jovem - Foto: Reprodução / Instagram
RIO - Pelas redes sociais, a relação entre o governador Wilson Witzel e seu filho Erick nunca pareceu das mais fáceis. Desde a época da pré-campanha, foram muitos os desabafos. Em outubro do ano passado, poucos dias antes da eleição, Erick rompeu o silêncio que manteve durante a disputa eleitoral para dizer que se sentiu usado pelo pai ao ver sua situação de transgênero citada por ele em entrevistas sem sua autorização. Também foi crítico ao resultado das urnas e não compareceu à posse de Witzel. Ainda se posicionou contra o pai no episódio em ele aparece junto ao deputado estadual Rodrigo Amorim quebrando a placa com o nome da vereadora assassinada Marielle Franco. Desde então, Erick tem dedicado muitas de suas postagens à defesa das causas LGBT+. Em seu perfil no Instagram, que reúne 9.335 seguidores, também registra seu tratamento com hormônios e destaca os benefícios da alimentação vegana, da qual é adepto e com a qual trabalha. No último domingo, porém, ele aproveitou a comemoração do Dia dos Pais - no Reino Unido, nos EUA e em mais 85 países (da Europa, da América Latina, da Ásia e da África), a data é celebrada no terceiro domingo de junho - para levantar uma bandeira branca. Quase um pedido de reaproximação com o pai.
Erick e o pai em foto de 2016,
Erick e o pai em foto de 2016, "antes de tudo começar a mudar'' - Foto: Reprodução / Instagram
"É dia dos pais hoje em outra parte do mundo e vendo tantas fotos e declarações de amor me fizeram pensar em como eu gostaria que nossa história fosse diferente. Essa foto, nesse porta retrato, sempre esteve comigo e eu olho pra ela, imaginando como as coisas eram tão simples tempos atrás. Só Deus sabe como foi esse último ano. Olhando hoje, com calma, poderíamos ter resolvido entre nós, mas não foi assim. Palavras ditas, vindo de um lugar de muita indignação, tanta coisa aconteceu que eu não saberia nem por onde começar'', diz um trecho do post, que é acompanhado de duas fotos.
“Olhando hoje, com calma, poderíamos ter resolvido entre nós, mas não foi assim”
Erick Witzel
Sobre a relação com o pai, Wilson Witzel
A imagem citada por Erick mostra uma foto antiga de família, com Witzel bem jovem e de cavanhaque, num porta-retrato com duas mãos fazendo um coração sobre a inscrição: "Te amo de perto, de longe e para sempre...''.

Erick Witzel também registra em seu perfil nas redes o tratamento com hormônios e os benefícios da alimentação vegana Foto: Reprodução / Instagram
Erick Witzel também registra em seu perfil nas redes o tratamento com hormônios e os benefícios da alimentação vegana Foto: Reprodução / Instagram

A postagem também faz referência a outra foto, de 2016, com Erick abraçado ao pai, "pouco antes de tudo começar a mudar'': "Por esses dias eu ouvi o seguinte: 'mesmo que eu e meu pai não concordássemos em nada, eu daria tudo para tê-lo aqui, por perto.' Foi um tapa na cara. E realmente eu discordo de quase tudo dele, mas que bem eu faço ignorando? Vetando qualquer diálogo? Por quanto tempo a gente se falaria pela mídia?'', ressalta a postagem. 
A partir daí, o texto consolida a intenção de reaproximação: "Cabe aquele clichê antigo: não dá pra voltar atrás e mudar o passado, mas dá pra (re)começar agora e fazer um outro final. Brega, mas é verdade. Não mudaria nada que passou, porque foi preciso, pra amadurecer, pra entender. Mas estou cansado de brigar, de alimentar sentimentos ruins. Gostaria que ele pensasse diferente, agisse diferente, mas só o que eu posso fazer agora é mostrar outro lado, explicar, conversar, tentar. Nós, todos nós, precisamos de paz, precisamos de entendimento. Que os pais possam aceitar os filhos, que os filhos possam se sentir seguros''.
Erick, no entanto, ressalta que uma possível retomada de diálogo não vai afastá-lo de suas causas: "Não vou abandonar meus ideais, nem deixar de defender os direitos humanos e a comunidade LGBT+. Preciso abrir esse caminho de diálogo, não só por mim, mas por todos que vivem situações semelhantes. Depois das últimas eleições, não é algo que possa ser ignorado ou alimentado com ódio, está tudo escancarado e por mais que nos escandalizemos, precisamos lidar com o que estamos vivendo''.
“Talvez seja um recomeço para ele, mas para mim nunca teve fim. Meu filho sempre foi amado, respeitado”
Wilson Witzel
Para o governador, a relação entre ele e o filho “nunca teve fim”
Para Wilson Witzel, o recomeço citado será só para seu filho porque, para ele, a relação “nunca teve fim”. Apesar disso, o governador admitiu que os dois estavam distanciados e que houve uma reaproximação recente. Witzel chegou a dizer que agora sei filho “entendeu” sua decisão de virar governador.
- Relacionamento com os filhos é sempre um aprendizado. Talvez seja um recomeço para ele, mas para mim nunca teve fim. Meu filho sempre foi amado, respeitado. Cada um faz suas reflexões que acha conveniente na vida - explicou o governador, que mencionou que Erick esteve no aniversário do irmão recentemente, no Palácio Laranjeiras, com sua namorada.
Witzel disse que, quando decidiu ser governador, avisou que isso afetaria toda a família, mas que ninguém poderia ser “egoísta” a ponto de demovê-lo da ideia.
- Evidente que quando decidi ser governador, mudou na vida dele e eu disse que iria mudar. Mas disse que não poderíamos ser egoístas a ponto de me impedir de tomar a decisão que eu tomei. E que cada um me compreendesse. Então acho que agora ele está me entendendo. Que bom que ele me compreendeu e está cada vez mais próximo, como sempre deveria ter estado. Ele tem um coração muito bom. Temos que entender as diferenças, compreendê-las e dar amor aos nossos filhos.
Logo depois da posse, quando soube que o filho tinha postado e começado do tratamento com hormônios pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois não tinha plano  nem condições para seguir adiante em sua transformação com médicos particulares, Witzel disse:
- Meu amor por ele é incondicional. Desejo boa sorte (no tratamento) e que seja feliz.
O cozinheiro Erick Witzel, filho do governador do Rio, Wilson Witzel. Em outubro do ano passado, poucos dias antes da eleição, o jovem rompeu o silêncio que manteve durante a disputa eleitoral para dizer que se sentiu usado pelo pai ao ver sua situação de transgênero citada por ele em entrevistas sem sua autorização Foto: Reprodução / Instagram
O cozinheiro Erick Witzel, filho do governador do Rio, Wilson Witzel. Em outubro do ano passado, poucos dias antes da eleição, o jovem rompeu o silêncio que manteve durante a disputa eleitoral para dizer que se sentiu usado pelo pai ao ver sua situação de transgênero citada por ele em entrevistas sem sua autorização Foto: Reprodução / Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário