sábado, 4 de março de 2017

Músicas litúrgicas mais 'atuais'

Papa Francisco cobra ‘renovação’ de cânticos da Igreja durante congresso

As declarações foram dadas durante um congresso internacional de canções sacras organizado pelo Conselho Pontifício para a Cultura, no Vaticano

Segundo o Papa, é preciso dar uma “preciosa contribuição” à “renovação, sobretudo qualitativa”, das músicas litúrgicas - (Foto: Divulgação)

O papa Francisco afirmou neste sábado (4) que a Igreja Católica precisa renovar suas músicas litúrgicas e torná-las mais “atuais”, porém destacou que é preciso evitar a “banalidade”.   
As declarações foram dadas durante um congresso internacional de canções sacras organizado pelo Conselho Pontifício para a Cultura, no Vaticano.   
“É necessário fazer com que a música sacra e o canto litúrgico saibam encarnar e traduzir a palavra de Deus em cânticos, sons e harmonias que façam vibrar os corações de nossos contemporâneos, criando também um clima emotivo que suscite o acolhimento e a plena participação no mistério que se celebra”, disse Jorge Bergoglio.
Segundo o Papa, é preciso dar uma “preciosa contribuição” à “renovação, sobretudo qualitativa”, das músicas litúrgicas. “Com certeza, o encontro com a modernidade e a introdução das línguas faladas na liturgia levantaram problemas de linguagem, forma e gêneros musicais. Muitas vezes prevaleceram certa mediocridade, superficialidade e banalidade em detrimento da beleza e intensidade das celebrações litúrgicas”, acrescentou.   
No início de fevereiro, o Pontifício Conselho para a Cultura já havia admitido que o nível e a qualidade dos cantos da Igreja “não respeitam a diversidade cultural” do mundo de hoje.
Istoé

Nenhum comentário:

Postar um comentário