Traficante paraibano da cúpula do Comando Vermelho é preso em megaoperação no Rio que deixou 64 mortos

O paraibano Damião Barbosa, de 50 anos, foi preso nessa terça-feira (28) durante a megaoperação contra o Comando Vermelho, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. A ação deixou 64 mortos e resultou em 81 prisões, segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

De acordo com o delegado Diego Beltrão, Damião é considerado integrante da alta cúpula do Comando Vermelho na Paraíba e mantinha relação direta com o chefe da facção no estado. Ele estava foragido no Rio de Janeiro, e a inteligência da Polícia Civil da Paraíba já havia identificado que o criminoso se escondia em comunidades fluminenses.

Natural de Araçagi, no Brejo paraibano, Damião possuía dois mandados de prisão em aberto. O primeiro, expedido pela Justiça de Sapé (PB), refere-se à condenação por tráfico e associação para o tráfico, com pena de 5 anos e 6 meses de prisão. O segundo, de João Pessoa, inclui também roubo qualificado, com condenação de 30 anos de reclusão, ambos a serem cumpridos em regime fechado.