quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Prefeito cassado comemora cassação de seis vereadores, na Paraíba

NA MESMA MOEDA: Prefeito cassado solta fogos após Justiça anular mandatos de vereadores ‘aliados’ em São José de Caiana, no Vale do Piancó

Prefeito cassado solta fogos após Justiça anular mandatos de vereadores ‘aliados’ em São José de Caiana, na Paraíba — Foto: Reprodução

O silêncio de parte da população de São José de Caiana foi quebrado na última segunda-feira (22) pelo barulho de fogos de artifício, disparados pelo prefeito cassado Manoel Pereira de Souza, o Manoel Moleque (PL). O motivo da celebração, no entanto, causou espanto, ele comemorar a cassação de seis vereadores, entre eles aliados eleitos por seu próprio partido.

Manoel Moleque e o suplente Alcides (PL) soltando fogos, foi registrado em vídeo publicado pelo filho do prefeito — ocorreu após a Justiça da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga determinar a cassação de mandatos por suposta fraude em candidaturas femininas usadas para burlar a lei de cotas de gênero. A decisão anulou todos os votos recebidos pelo grupo nas eleições de 2024.

O prefeito cassado já havia perdido seu próprio mandato por abuso de poder político e econômico, celebrou a queda de parlamentares da Câmara, inclusive de seu partido, o PL, e do PDT, sigla adversária.

Foram atingidos pela decisão:

  • Damião Batista dos Santos (PL)

  • José Júnior Lopes (PL)

  • Hélio Dael Guilhermino (PL)

  • Marleno Galdino de Sousa (PL)

  • Ronildo Silva de Moura (PDT)

  • Luzia Tereza de Andrade Ferreira (PDT)

Além deles, suplentes também perderam os votos obtidos. A acusação se refere ao registro de candidaturas femininas sem campanha real, prática conhecida como candidatura fictícia.

A comemoração com fogos de artifício por parte de Manoel Moleque trouxe ainda mais polêmica. A ativista Jéssica dos Cachorros, ex-candidata e defensora da causa animal, criticou o gesto, afirmando que o barulho afeta autistas, idosos e animais.

“É uma falta de respeito com a população. Existe lei estadual que protege essas pessoas e os animais. Se o representante da cidade não respeita, qual exemplo teremos?”, questionou.

A Paraíba possui a Lei Estadual n° 13.235/2024, que proíbe a fabricação, comercialização, guarda, transporte e utilização de fogos de artifício que produzam poluição sonora em todo o estado.

Cassação do prefeito

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice de São José de Caiana — Foto: Manoel Moleque/Redes sociais
Prefeito e vice de São José de Caiana tiverma mandatos cassados pela Justiça Eleitoral em 25 de abril de 2025— Foto: Manoel Moleque/Redes sociais

A Justiça Eleitoral já havia cassado Manoel Moleque e sua vice, Adriana Marsicano, por uso da máquina pública em 2024. A decisão da juíza Hyanara Torres Tavares de Queiroz apontou contratações em massa sem concurso, distribuição irregular de cestas básicas, kits de construção e benefícios assistenciais, considerados condutas eleitoreiras graves.

Recursos dos vereadores

A decisão é de primeira instância e cabe recurso. Os vereadores já anunciaram que irão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Nos bastidores, parlamentares cassados afirmam ter tranquilidade e provas de campanha, prometendo reverter a sentença.

Blog JURU EM DESTAQUE com O POVO PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário