Wellington Roberto confirma “jogo combinado” com família Lucena para 2026, conforme o site PB Agora antecipou; decisão extremece taboleiro do xadrez político da Paraíba

Em entrevista à imprensa patoense, o parlamentar foi enfático: “Cícero Lucena será candidato a governador em qualquer cenário. Ele tem uma presença popular que nenhum outro nome apresentou até agora. Basta uma pesquisa séria para constatar isso. É o nome natural para suceder o governador João Azevedo, um aliado de primeira hora. Cícero é o nome que a Paraíba reconhece”, afirmou o deputado, confirmando o seu apoio ao prefeito de João Pessoa na disputa pelo Governo da Paraíba.
Wellington, que vem de uma grave crise no PL desde às eleições municipais de 2024, perdeu o comando que tinha da legenda na Paraíba há mais de duas décadas, enquanto Mersinho Lucena vive a incerteza partidária da falta de espaço do grupo político liderado pelo pai, que garante ser candidato a governador mesmo que seja impedido de disputar a eleição pela cúpula do seu partido, que já decidiu apresentar o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como postulante a reeleição com a provável renúncia, em abril do próximo ano, do atual governador João Azevedo (PSB), que deverá disputar uma cadeira no Senado.
Em 2022, Mersinho obteve mais de 114 mil votos, enquanto Wellington recebeu mais de 109 mil. Ambos, no entanto, não foram majoritários em seus partidos, ficando com a segunda vaga. Aguinaldo Ribeiro (PP) e Cabo Gilberto Silva (PL) foram os mais votados nas duas legendas.
A filiação conjunta de Mersinho Lucena e Wellington Roberto para outra agremiação partidária estremecem, de forma significativa, o tabuleiro do xadrez político paraibano para 2026.
Toda a família Roberto, que também inclui o deputado estadual Caio Roberto (PL), deve acompanhar a família Lucena no destino partidário a ser escolhido em breve.
Oitava eleição
Com bases eleitorais sólidas no interior da Paraíba, Wellington Roberto disputará no próximo ano a sua oitava eleição e buscará o seu sétimo mandato como deputado federal. O deputado venceu todas as campanhas que disputou.
Na primeira delas, foi eleito como primeiro suplente de Humberto Lucena ao Senado, em 1994. A chapa, formada pelo PMDB, ainda contava com Ronaldo Cunha Lima como companheiro na disputa ao Senador, além de Antônio Mariz e José Maranhão como candidatos a governador e vice, respectivamente. Na ocasião, todos contavam com o apoio do então governador Cícero Lucena, também filiado ao PMDB.
Com o falecimento de Humberto Lucena, em 1998, Wellington Roberto assumiu o mandato no tapete azul até 2003, após sua primeira eleição para Câmara Federal, em 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário