Técnico Filipe Luís escancarou as portas da Europa na virada contra o Chelsea, pela Copa do Mundo de Clubes da Fifa
![]() |
Filipe Luiz recebe o carinho da mulher e dos filhos em uma tarde nota 10 do técnico - Foto: Gilvan de Souza/CRF |
Philadelphia — Filipe Luís apresentou o cartão de visitas ao futebol europeu da melhor maneira possível. Se o mercado estava aberto para o treinador com passagem por Deportivo La Coruña, Atlético de Madrid e Chelsea nos tempos de lateral-esquerdo, escancarou-se de vez para ele depois do triunfo autoral de virada por 3 x 1 no Lincoln Financial Field pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Que o Flamengo desfrute. Vai ser muito difícil segurá-lo nas próximas temporadas.
Uma das demandas do mercado europeu é por profissionais capazes de planejar jogos pontualmente. Filipe Luís surpreendeu ao fazer três mudanças na escalação. Wesley assumiu a lateral direita no lugar de Varela em busca da sintonia dele com Gerson.
Preferiu a experiência de Danilo em vez da juventude de Leo Ortiz. Na minha interpretação, a intenção era ter um jogador híbrido, ou seja, com capacidade para ser um zagueiro com noção de cobertura da lateral nos avanços de Wesley em bolas esticadas pelo Chelsea para Cucurella e Pedro Neto na esquerda. Filipe Luís renunciou ao centroavante Pedro até nas substituições em nome do vigor físico e da mobilidade de Gonzalo Plata na frente. Era necessário tirar as referências da defesa armada pelo técnico Enzo Maresca e ter quem corresse por Arrascaeta.
O italiano pode ter menosprezado o Flamengo e cometeu erro grave. Ele acumula 59 jogos no Chelsea e só havia usado o 4-3-3 uma vez, na goleada por 5 x 0 contra o Morecambe FC pela FA Cup, a tradicional Copa da Inglaterra. A amostragem era pequena diante de um adversário praticamente irrelevante. Visualmente no estádio, o sistema de jogo inglês se alternava para o 3-5-2. Maresca confessou depois do jogo jamais ter usado esses formatos.
“Nos últimos dois dias, tentamos algo diferente. Jogamos pela primeira vez com um sistema diferente, para nos prepararmos para a próxima temporada e termos mais opções. Acho que o plano funcionou na primeira hora até sofrermos o primeiro gol e logo depois o segundo. E depois ficamos com 10 homens. Acho que eles mereceram vencer”, rendeu-se.
Blog JURU EM DESTAQUE com Correio Braziliense - Publicado em Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário