sábado, 17 de maio de 2025

Cientista político aponta erros do governo na condução da crise do INSS

Com crise do INSS, governo federal vai ter que lutar para resgatar popularidade, diz cientista político Cristiano Noronha, vice-presidente da consultoria de risco Arko Advice

Fachada da sede do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS
Fachada da sede do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS • Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O governo enfrenta um cenário desafiador para resgatar sua popularidade após o recente escândalo envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o cientista político Cristiano Noronha, vice-presidente da consultoria Arko Advice, o governo tem cometido erros sucessivos na condução da crise, o que tem dificultado sua capacidade de se descolar do escândalo.

Cristiano Noronha destaca que o governo tem “corrido atrás do prejuízo” tanto na questão do Pix quanto agora no caso do INSS. “Além de correr atrás do prejuízo, o governo está voltando atrás de determinadas decisões. Primeiro era não apoiar a CPI, agora é apoiar a CPI”, afirma o analista.

De acordo com o cientista político, o escândalo já começa a refletir nas pesquisas de opinião. “A gente teve acesso a tracking de pesquisas de opinião que mostram que novamente a desaprovação de Lula tinha ficado menor do que a aprovação em pesquisas recentes, mas isso já voltou a se inverter novamente”.

Para Cristiano Noronha, esta inversão nos índices de aprovação representa um retrocesso significativo para o governo, que vinha recuperando sua popularidade, ainda que a um ritmo lento. “Agora, o cenário exige um novo esforço para reconquistar o apoio popular”, alerta.

Consequências políticas além da popularidade

O analista aponta que as consequências do escândalo vão além da queda na popularidade. Há um potencial afastamento dos partidos do chamado “centrão”, o que pode impactar a disposição desses grupos em caminhar com o governo nas eleições do próximo ano.

Além disso, Cristiano Noronha alerta que a CPI, uma vez em funcionamento, pode neutralizar boas notícias que o governo pretendia dar à população em ano eleitoral. “Isso cria um cenário complexo para a administração, que terá que lidar simultaneamente com a investigação e a necessidade de apresentar resultados positivos à sociedade”, conclui.

Blog JURU EM DESTAQUE com CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário