terça-feira, 4 de março de 2025

Discotecário jurense morre em Cascavel, no Paraná

Faleceu na última quarta-feira, 26 de fevereiro, na cidade de Cascavel, Paraná, o juruense Joel Manoel da Silva, conhecido discotecário dos anos 80 e 90

Faleceu na última quarta-feira, 26 de fevereiro, na cidade de Cascavel, no Paraná, aos 59 anos de idade, o juruense Joel Manoel Da Silva, filho de Aldeni e Ernande Paulino de Carvalho. Ele completaria 60 anos no dia 14 de abril. 

Diabético, Joel havia sofrido um AVC e ultimamente se locomovia por meio de uma cadeira de rodas. Segundo informações, ele já havia perdido o pai e dois irmãos para a mesma doença. Joel deixa viúva, Marinês Barbosa, e dois filhos.

Joel ficou conhecido em Juru, no Sertão da Paraíba, como discotecário do Bar de Odívio Torres, uma espécie de boate gerenciada por ele que fazia sucesso nos anos 80 e 90. O local era um dos poucos espaços da cidade onde a música e a dança atraíam os jovens nos finais de semana. Na época, já existiam dois estabelecimentos para entretenimento: o Bar de Geraldo Lúcio e o Bar de Geraldo Luiz,  que se consolidaram no início dos anos 70 como conhecido espaço de diversidade e inclusão

Muito mais que espaços para dançar, as boates daquela época eram verdadeiros ícones de expressão cultural e social. Elas refletiam com força as mudanças de cada década, num período em que o glamour e a estravagância eram protagonistas.

As discotecas, como a que Joel gerenciava em Juru, surgiram nos anos 70, com a expressão global da música disco, um fenônimo pulsante - meteórico, mas marcante - em todo o mundo. Mas o disco sofreu um declínio logo na década seguinte e teve início uma nova fase, passando a dividir o espaço com novos estilos musicais e estéticas visuais, com os DJs assumindo um papel central para o entretenimento.

Historicamente, boates não foram apenas lugares de entretenimento, elas são uma marca perene na cultura da noite, que continuam a ser celebradas e serão sempre lembradas - assim como também Joel o será - como símbolo de uma era de liberdade criativa e celebração da vida noturna.

Um comentário:

  1. Triste notícia, que Deus o tenha no reino celestial repousando eternamente 🙌🙏

    ResponderExcluir