Folha reforça favoritismo de Hugo Motta para presidir a Câmara dos Deputados e aponta Daniella Ribeiro como 1ª secretária do Senado

Hugo Motta, que já preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, é apontado como o principal nome para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa. A Folha descreve o paraibano como o “favorito disparado”, mencionando que, embora outros candidatos devam disputar o cargo, enfrentam dificuldades devido à ausência de amplo apoio partidário.
“Para a presidência da Câmara e do Senado, os favoritos disparados são Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Há candidatos que vão concorrer com eles, mas sem apoio partidário e com quase nenhuma chance”, destacou a publicação.
No Senado, a senadora Daniella Ribeiro é tratada como nome praticamente certo para assumir a 1ª Secretaria da Casa, posição considerada uma das mais influentes no Parlamento. Descrita como uma espécie de “prefeita” do Senado, a 1ª Secretaria é responsável pela gestão administrativa e orçamentária da Casa.
“No Senado, o posto foi escolhido justamente pelo dono da maior bancada, o PSD. Com 15 senadores, o partido deve emplacar Daniella Ribeiro (PB) como primeira-secretária e Otto Alencar como presidente da comissão mais importante, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)”, mencionou a Folha.
As demais posições das Mesas Diretoras das duas Casas seguem o tradicional modelo de divisão entre os partidos, com as maiores bancadas garantindo as principais cadeiras. No entanto, algumas disputas ainda permanecem em aberto e devem ser definidas nos próximos dias.
A ascensão de Hugo Motta e Daniella Ribeiro a postos de liderança no Congresso reforça o protagonismo político da Paraíba no cenário nacional, destacando a relevância do estado nas articulações que moldam as decisões do Legislativo brasileiro.
Blog JURU EM DESTAQUE com PB Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário