quarta-feira, 6 de março de 2024

"Gincana Digital da Tomé" destaca Data Magna de Pernambuco

Movimento revolucionário conhecido como Data Magna de Pernambuco é apresentado por alunos da Escola Tomé Francisco da Silva, em Lagoa da Cruz, distrito da cidade de Quixaba (PE)

Foto: Reprodução

Alunos da Escola Tomé Francisco da Silva, localizada no Distrito de Lagoa da Cruz, município de Quixaba-PE, apresentaram, na última semana, a primeira "Gincana Digital da Tomé" sobre a DATA MAGNA DE PERNAMBUCO, movimento que enaltece a revolução pernambucana de 1817, um marco histórico e significativo que representa a luta pela independência da província em relação ao domínio colonial português. 

De acordo com os estudantes que apresentaram a competição escolar, em 1817 Pernambuco passou por um período de agitação social e política, quando, inspirados por outros movimentos ocorridos na Europa e na América do Norte, grupos de comerciantes, intelectuais e militares se juntaram em busca de uma sociedade mais justa e livre.

A República Pernambucana de 1817, ainda segundo os alunos da Escola Tomé Francisco da Silva, teve um curto período de existência, enfrentando resistências e sendo repirimida pelas forças portuguesas.

Liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrade e Silva e do Frei Caneca, a Revolução Pernambucana foi um levante de caráter emancipacionista, com o objetivo principal de promover a libertação brasileira da opressão da Corte Portuguesa. Os revolucionários planejavam implantar um regime republicano no Brasil e elaboração de uma Constituição. Inspirados pelas ideias iluministas, instalaram um governo provisório.

Dois meses após seu estopim, o movimento foi sufocado pelas tropas portuguesas, que cercaram a cidade do Recife por terra e mar, culminando com as prisões e as mortes de seus líderes. Mesmo derrotada, a revolução perpetuou ideias e colaborou com a Independência do Brasil, proclamada apenas cinco anos depois do levante pernambucano. Em 1917, no centenário da Data Magna, foi feriado nacional.

A Data Magna de Pernambuco é celebrada no dia 06 de março, com o objetivo de preservar as memórias desse movimento revolucionário. A celebração da data foi instituída em dezembro de 2007 pela Assembleia Legislativa de Pernambuco - Alepe, através da Lei nº 13.386, para destacar o movimento que prenunciou a Independência do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário