Movimento revolucionário conhecido como Data Magna de Pernambuco é apresentado por alunos da Escola Tomé Francisco da Silva, em Lagoa da Cruz, distrito da cidade de Quixaba (PE)
Alunos da Escola Tomé Francisco da Silva, localizada no Distrito de Lagoa da Cruz, município de Quixaba-PE, apresentaram, na última semana, a primeira "Gincana Digital da Tomé" sobre a DATA MAGNA DE PERNAMBUCO, movimento que enaltece a revolução pernambucana de 1817, um marco histórico e significativo que representa a luta pela independência da província em relação ao domínio colonial português.
De acordo com os estudantes que apresentaram a competição escolar, em 1817 Pernambuco passou por um período de agitação social e política, quando, inspirados por outros movimentos ocorridos na Europa e na América do Norte, grupos de comerciantes, intelectuais e militares se juntaram em busca de uma sociedade mais justa e livre.
A República Pernambucana de 1817, ainda segundo os alunos da Escola Tomé Francisco da Silva, teve um curto período de existência, enfrentando resistências e sendo repirimida pelas forças portuguesas.
Liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrade e Silva e do Frei Caneca, a Revolução Pernambucana foi um levante de caráter emancipacionista, com o objetivo principal de promover a libertação brasileira da opressão da Corte Portuguesa. Os revolucionários planejavam implantar um regime republicano no Brasil e elaboração de uma Constituição. Inspirados pelas ideias iluministas, instalaram um governo provisório.
Dois meses após seu estopim, o movimento foi sufocado pelas tropas portuguesas, que cercaram a cidade do Recife por terra e mar, culminando com as prisões e as mortes de seus líderes. Mesmo derrotada, a revolução perpetuou ideias e colaborou com a Independência do Brasil, proclamada apenas cinco anos depois do levante pernambucano. Em 1917, no centenário da Data Magna, foi feriado nacional.
A Data Magna de Pernambuco é celebrada no dia 06 de março, com o objetivo de preservar as memórias desse movimento revolucionário. A celebração da data foi instituída em dezembro de 2007 pela Assembleia Legislativa de Pernambuco - Alepe, através da Lei nº 13.386, para destacar o movimento que prenunciou a Independência do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário