RIOS E AÇUDES CHEIOS: Número de açudes sangrando na Paraíba dobra após 15 dias de chuvas fortes, de acordo com dados da Aesa
Toda essa água está elevando os níveis dos reservatórios de pequeno e grande porte do Estado. O açude Epitácio Pessoa em Boqueirão ultrapassou os 50% de sua capacidade de armazenamento. O manancial, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, registrou uma recarga de 13 milhões de metros cúbicos somente esta semana.
O açude construído pelo Departamento Nacional de Obra Contra a Seca (DNCS), há mais de 60 anos, amanheceu na última sexta-feira (15/03), com 235.036.839 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 50,38) da sua total capacidade de armazenamento que é de 466.525.964 m³ .
Alguns açudes já estão transbordando. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), ao menos 10 açudes monitorados pelo órgão já estão ‘sangrando’.
Os primeiros açudes a sangrar estão localizados no
Cariri e Sertão do estado. Graças às fortes chuvas, atingiram a
capacidade máxima e estão transbordando, as barragens de Araçagi em
Araçagi, Bartolomeu I, na cidade de Bonito de Santa Fé, o São José I, na
cidade de São José de Piranhas, o açude Vazante, na Bacia do Piancó, em
Diamante, São José II e também o açude de Poções, ambos em Monteiro,
Olho dÁgua na cidade de Mari, o açude de Piranhas em Ibiara, além do
açude Tavares II em Tavares e Vídeo em Conceição.
E a previsão dos meteorologistas é de mais chuvas na Paraíba, o que deve elevar ainda mais o nível dos principais mananciais do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário