domingo, 3 de dezembro de 2023

Lançamento do Sagres Captura 2024

Contadores das 223 Prefeituras paraibanas recebem treinamento para utilização do Sagres Captura 2024, no auditório do TCE

Contadores das 223 Prefeituras paraibanas superlotaram, na manhã de sexta-feira (01/12), o Auditório Celso Furtado, quando do lançamento do Sagres Captura 2024, versão nova do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado. 

A plateia foi saudada pelo presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, que a todos pediu sugestões para o aprimoramento do sistema destinado ao controle das ações, receitas e despesas governamentais. “O que pretendemos é uma parceria permanente com todos vocês, a fim de que juntos que possamos andar a passos cada vez mais largos e seguros”, propôs ele.

Em número suficiente para a ocupação das 426 cadeiras do Auditório instalado no Centro de Convenções Ariano Suassuna, ambiente do TCE, os contadores também receberam do presidente Nominando Diniz a recomendação para se inteirarem da atualização frequente dos mecanismos de controle criados pela Corte de Contas inscrita no ranking das mais modernas e ágeis do País. “Quem quer acertar nos procura e nos ouve”, observou. 

Em sua versão nova, o Sagres Captura acresce informações atinentes à aquisição de medicamentos pelas Prefeituras e à operação das frotas municipais de veículos. São números e cifras acrescidos a uma lista com mais de 300 dados da administração pública, todos prestados pelos contadores ao sistema de acompanhamento do Tribunal.  

Cada informe é disposto ao conhecimento público – para o necessário controle social desses atos e gastos – apenas depois de validado mediante o cruzamento (com fontes diversas) de receitas, notas de empenho e liquidação das despesas. O treinamento dos contadores para uso do Sagres Captura 2024 foi feito pelos auditores de controle externo Ed Wilson Santana e Luzemar da Costa Martins.

62804BCA-BD56-42D0-B474-88253F6574C4.jpeg

Blog JURU EM DESTAQUE com Ascom/TCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário