quarta-feira, 26 de julho de 2023

Avós: uma fonte inesgotável de amor!

DIA DOS AVÓS: Nesta quarta-feira, 26 de julho, é o dia de celebrar o amor e a cumplicidade que existe entre avós e netos

Meus queridos netinhos, Hian, Higor e Heloísa, herdeiros da minha primogênita, Geórgea Karina

O Dia dos Avós é comemorado anualmente em 26 de julho, Dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus. É uma data especial que celebra o amor e a importância dos avós em nossas vidas, além de uma oportunidade de homenagear aqueles que nos criaram, cuidaram e nos ensinaram tantas coisas.

São Joaquim e Santa Ana eram os pais da Virgem Maria. Portanto, eles eram os avós de Jesus Cristo, que por esse motivo são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós.

Os avós são verdadeiros tesouros, cheios de sabedoria e experiência. Eles são fontes de amor incondicional, carinho e apoio. São exemplos de vida e têm um papel fundamental na formação de nossa identidade.

No Brasil, a data é popularmente conhecida como Dia da Avó ou Dia da Vovó. Sua origem é portuguesa e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.

O dia 26 de julho era uma data dedicada apenas aos santos, sem destacar a homenagem aos avós, até que a data foi instituída pela Assembleia da República Portuguesa em 2003, graças a uma senhora portuguesa.

A senhora era Ana Elisa do Couto (1926-2007), conhecida em Penafiel, cidade de 15 mil habitantes na região de Porto, como Dona Aninhas. Ela tinha quatro netas e dois netos e durante quase 20 anos reivindicou a instituição de uma data comemorativa para os avós.

Nos anos 1980, porque ela achava que ninguém dava o valor merecido aos avôs e avós, decidiu se tornar uma missionária da causa. Dona Aninhas esteve em países como Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Espanha, Angola, Suíça e Canadá, sempre defendendo que se comemorasse o Dia dos Avós. E a data escolhida tinha um forte motivo: dia 26 de julho é quando a Igreja Católica celebra São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, avós de Jesus.

Essa beldade de menina é Ana Lunna, única filha da minha herdeira Izabella Emanuelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário