sexta-feira, 26 de maio de 2023

Rua da cidade de Recife é eleita a quarta mais bonita do mundo

REVISTA CASA E JARDIM: Rua do Bom Jesus, em Recife, capital de Pernambuco, aparece entre as cinco mais bonitas do mundo; VEJA LISTA

A rua mostra a interação da arquitetura com pontos turísticos e à paisagem nessas passagens, conhecidas como as mais belas do mundo.

A Rua do Bom Jesus é considerada a via mais antiga de Recife - (Foto: Flickr / Raul / Creative Commons)

A Rua do Bom Jesus, uma das mais famosas do centro do Recife-PE, foi eleita a quarta mais bonita do mundo, é o que mostra a Revista Casa e Jardim, especializada em Arquitetura e Urbanismo. A rua recifense é uma das brasileiras que compõe a lista das 30 vias.

De acordo com os critérios de avaliação as ruas podem ser mais do que apenas caminhos usados para se deslocar de um ponto a outro. Um espaço para contar a história de cada cidade por meio de edifícios e pontos turísticos, esses cantos se transformam em exemplos arquitetônicos e artísticos ao combinar construções tradicionais e paisagens exuberantes com a personalidade de cada local e seus habitantes.

A rua mostra a interação da arquitetura com pontos turísticos e à paisagem nessas passagens, conhecidas como as mais belas do mundo. Localizada no centro histórico da capital pernambucana, ela recebe turistas e nativos com muita cor e história. A via remete à ocupação holandesa do Nordeste e contempla casarões no estilo colonial, iluminação amarelada e o trilho do bonde. É considerada mais antiga do Recife e recebeu este nome por causa do  arco de Bom Jesus, antigo portal da cidade.

Do Brasil a China, conheça as passagens marcadas por história arquitetônica e cultural:

1. Mykonos, Grécia

Um dos cartões-postais da Grécia, a ilha de Mykonos é conhecida por sua paisagem singular. Composta de casas brancas, portas, janelas e telhados azuis vibrantes, o cenário complementa as praias e as belezas naturais gregas com muita personalidade. As ruas da cidade litorânea não são exceção à regra: além do charme das passagens de paralelepípedo, muitos dos cantos abrem a vista surpreendente para o mar Egeu.

2. Setenil de las Bodegas, Espanha

Erguida abaixo de um relevo montanhoso – e que, constantemente, mistura-se à arquitetura do local –, a pequena cidade de Setenil de las Bodegas é localizada na região da Andaluzia e usa o espaço criado pela erosão de rochas como território para as suas casas e estabelecimentos. Com população aproximada de 3 mil habitantes, o cenário singular e natural espanhol é uma opção para se aventurar nas ruas cobertas de sombra.

3. Brooklyn, Nova York (EUA)

A intersecção entre a Washington e Water Street, no Dumbo, em Nova York, abre espaço para uma das vistas mais famosas da Big Apple: a Manhattan Bridge, construção clássica do início do século 20 que liga os distritos de Manhattan e Brooklyn.

5. Montmartre, França

O bairro boêmio Montmartre, em Paris, é reconhecido por ter sido o cantinho favorito de ícones da arte mundial, como Renoir, Picasso, Van Gogh e Monet. Charmoso e localizado em uma colina ao norte da capital francesa, o cantinho abriga com patissêries, restaurantes, boutiques e outras atrações típicas.

6. Águeda, Portugal

7. Chengdu, China

8. San Miguel De Allende, México

9. Bruges, Bélgica

10. Buenos Aires, Argentina

11. Istambul, Turquia

12. Burano, Itália

13. Córdova, Espanha

14. Havana, Cuba

15. Chefchaouen, Marrocos

16. Lisboa, Portugal

17. Cidade Antiga de Lijiang, China

18. Miami, Estados Unidos

19. Costa Amalfitana, Itália

20. Hoi An, Vietnã

21. Sidi Bou Said, Tunisia

22. Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

23. Pienza, Itália

24. Savannah, Estados Unidos

25. Cotswolds, Inglaterra

26. San Juan, Porto Rico

27. Telluride, Estados Unidos

28. Amsterdã, Holanda

29. Paris, França

30. Ballymoney, Irlanda do Norte

Blog JURU EM DESTAQUE com ClickPB - Por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário