SEMANA SANTA: entenda o significado do Sábado de Aleluia, primeiro dia após a crucificação de Jesus, para os católicos

O Sábado de Aleluia é o primeiro dia após a crucificação de Jesus Cristo e também o que antecede o Domingo de Páscoa. Na data, a Igreja Católica realiza a chamada Vigília Pascal, que significa uma preparação para a ressurreição de Jesus Cristo.
Para os religiosos, a data é uma das mais importantes do período de Páscoa, pois nela é possível realizar uma meditação acerca da morte de Cristo. Na Paraíba, a data será celebrada na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, a partir das 18h, através da Vigília Pascal, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Manoel Delson.
O dia que antecede o domingo de pascoa é chamado de sábado de aleluia ou sábado santo pelos religiosos. Embora, a quaresma já tenha chegado ao fim, a ideia deste dia é orar e refletir, pois é o dia em que Jesus está morto e ninguém sabia que ele voltaria. Portanto, os fiéis chama o sábado de dia do silencio e se resguardam esperando a ressureição de Cristo.
O nome Sábado de Aleluia vem da tradição na Igreja Católica de não dizer “aleluia” na missa durante a Quaresma. No fim do Sábado de Aleluia, finalmente se diz aleluia, para anunciar o início da Páscoa. Segundo diz a Bíblia cristã, o sábado de aleluia foi um dia de muita tristeza para os seguidores de Jesus, pois este havia sido morto e sepultado. Como ninguém esperava a ressureição, todos passaram o dia em luto e silêncio. Por isso, o sábado santo é entendido como o dia da espera pela volta de Jesus.
Liturgia da luz: nesta etapa se acende o Círio Pascal e realiza-se a Benção do Fogo, que simbolizam Cristo morto e ressuscitado.
Liturgia da palavra: neste momento são feitas as leituras da Bíblia, mais especificamente cinco leituras de trechos do Antigo Testamento, intercalados por salmos e orações.
Liturgia batismal: esta etapa fala do batismo ou renascimento, que é um dos principais ensinamentos da pascoa, já que Jesus revive para seus fiéis. Nesse momento acontece a benção da água e a renovação das promessas de batismo.
Eucaristia: segundo a Canção Nova, essa é a parte mais importante da noite. É o momento em que acontece a eucaristia, a celebração do corpo e sangue de Jesus, por meio de pão e água. É considerada a eucaristia mais importante do ano, pois está sendo celebrada a ressureição de Jesus.
“O comportamento dos fiéis para o Sábado é de silêncio, não é prevista nenhuma celebração, nenhuma reunião, a não ser a vigília pascal à noite. Vivemos esse dia junto com Maria, a mãe que viu o filho morto e espera a ressurreição”, explica.
Fonte: O Progresso - Publicado por: Larissa Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário