Em 2023, a Semana Santa começou no último domingo, dia 02 de abril (Domingo de Ramos), e termina em 09 de abril (Domingo de Páscoa).

Apenas na sexta-feira santa, dia 07 de abril, é feriado nacional. Os outros dias da Semana Santa não são feriados.

Essas datas são móveis. Para calcular o dia da Páscoa deve-se somar 46 dias à quarta-feira de cinzas (dia seguinte ao Carnaval), pois é nessa quarta-feira que tem início a Quaresma, tempo que antecede a Páscoa, e que dura até a quinta-feira da Semana Santa. 

A Semana Santa representa três momentos: Paixão (martírio), Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Semana Santa 2023

  • 02 de abril (Domingo de Ramos) 
  • 03 de abril (Segunda-feira Santa)
  • 04 de abril (Terça-feira Santa)
  • 05 de abril (Quarta-feira Santa)
  • 06 de abril (Quinta-feira Santa)
  • 07 de abril (Sexta-feira Santa)
  • 08 de abril (Sábado de Aleluia)
  • 09 de abril (Domingo de Páscoa)

Quais são os dias e feriados da Semana Santa?

Domingo de Ramos

Festa cristã que celebra o episódio bíblico que narra a chegada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, sendo saudado por ramos de palmeiras pelos seus seguidores. Não é feriado.

Segunda-feira Santa

Marca o acontecimento de alguns episódios bíblicos importantes para o cristianismo, como a parábola de Jesus limpando o Templo e Jesus amaldiçoando a figueira. Não é feriado.

Terça-feira Santa

Também conhecida como Grande e Sagrada Terça-feira. Não é feriado, sendo festejado apenas nas igrejas cristãs como outro momento que antecede a morte e ressurreição de Cristo. Não é feriado.

Quarta-feira Santa

De acordo com as narrativas bíblicas, teria sido neste dia que Judas Iscariotes se ofereceu para entregar Jesus aos que planejavam matá-lo, em troca de dinheiro. Não é feriado.

Quinta-feira Santa

É quando se celebra a cerimônia do Lava-pés e a Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, de acordo com os relatos bíblicos. Não é feriado, mas em muitas escolas não há aulas. Não é feriado.

Sexta-feira Santa

Também conhecida como “Sexta-feira da Paixão”, esta data é feriado em quase todos os municípios brasileiros. Neste dia, os cristãos lembram a paixão e morte de Jesus Cristo. É feriado.

Sábado de Aleluia (Sábado Santo)

Nesta data, a Igreja Católica faz a vigília pascal, onde é lembrada a “descida de Jesus à mansão dos mortos”. Não é feriado.

Domingo de Páscoa

O Domingo de Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, de acordo com o catolicismo.

Blog JURU EM DESTAQUE com calendarr.com - https://www.calendarr.com › brasil › semana-santa