sexta-feira, 14 de abril de 2023

Novidade

WhatsApp lança “Verificação de registro” recurso para evitar roubo de contas; saiba mais

Capturar 33 - WhatsApp lança recurso para evitar roubo de contas; saiba mais
Foto: Reprodução

Nessa quinta-feira (13), o WhatsApp anunciou o lançamento da “Verificação de registro”, uma camada de segurança adicional para proteger usuários de terem suas contas roubadas. Em desenvolvimento pelo menos desde o ano passado, a função exigirá confirmação no dispositivo antigo antes de migrar a conta para um novo celular.

Quando habilitada, a Verificação de registro adicionará mais uma camada de verificação ao processo de cadastro de um novo aparelho: o dispositivo antigo, aquele que é deixado de lado, emitirá uma notificação que deverá ser confirmada no celular novo. A migração só poderá ser concluída se o aviso for aceito.

No celular antigo, também serão fornecidos detalhes da nova conexão, incluindo horário da tentativa de cadastro, o número afetado e o dispositivo de destino. Abaixo, estarão os botões “Permitir” e “Não Permitir”.

Verificação de dispositivo

Concomitantemente, o WhatsApp apresentou a “Verificação de dispositivo”. O mecanismo aproveitará a estrutura de criptografia de ponta a ponta do aplicativo para evitar que malwares tenham acesso à chave de autenticação do aparelho.

O processo guardará uma chave de verificação no aparelho e, assim que ele receber uma mensagem, será aplicado um teste de autenticação assíncrono com o servidor do mensageiro para verificar a autenticidade da conexão. Todo o processo é automatizado e acontece nos bastidores do WhatsApp, sem exigir nenhuma ação do usuário.

Códigos de segurança automáticos

Ainda em segurança, o WhatsApp tornará o processo de verificação do Código de segurança (a chave decodifica a criptografia de ponta a ponta das mensagens) mais acessível. A novidade se chama “Transparência essencial” e permite verificar, de forma automática, se a conexão é segura.

O mecanismo introduz uma chave para a comunicação de usuários, a Auditable Key Directory (AKD), baseada em uma biblioteca de código aberto. O recurso permite que clientes do WhatsApp validem as chaves de encriptação de forma genuína e automática.

Quando chegam os recursos?

Em contato com o Canaltech, o WhatsApp informou que os recursos de segurança anunciados hoje serão lançados nos próximos meses, ainda sem uma previsão exata de lançamento.

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: Tech - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário