domingo, 30 de abril de 2023

Irmãos juruenses retratados em uma bela foto em preto e branco

Personagens de uma época que sequer existia fotografia colorida, os irmãos Dorgival e 'Pitéu' posam envaidecidos em seus bem arreados animais de montaria

Em 'mil novecentos e antigamente', época em que sequer existia fotografia colorida, o meio de transporte dos homens de posse das nossas plagas eram os possantes animais de montaria, principalmente os burros e cavalos devidamente arreados com sela, rédea, cabeçada, bridão (freio) e cabresto. Naquela época, possuir um animal de montaria bem arreado era a mesma coisa que possuir um carro zero Km. 

A fotografia dos saudosos irmãos Dorgival e 'Pitéu' retrata muito bem o tema abordado nessa postagem. Eles eram irmãos do ex-vereador juruense Sebastião Pedro da Silva, herdeiros de um proprietário de engenho de cana de fabricação de rapadura situado no sítio Feijão, zona rural do município de Juru, no Sertão da Paraíba.

Os dois filhos do senhor Antônio Pedro eram comerciantes do ramo de compra e venda de gado e, ainda no início dos anos 60, já casados, foram morar em Recife onde criaram os seus filhos.

Dorgival, o primeiro da foto acima, é pai de Zélia Pereira, a bela aniversariante desse sábado (29 de abril), uma bem sucedida e conceituada corretora de imóveis da capital pernambucana.

As fotos em preto e branco como a que ilustra a matéria, são importantes porque permitem que os fotógrafos capturem a essência de uma imagem sem as distrações de cores. Sem cores, as fotos em preto e branco se concentram em luz, sombras e texturas criando uma sensação mais nostálgica e atemporal.

Um comentário:

  1. Que alegria ver a foto do meu amado vô Pitéu ! Que saudade dele.

    ResponderExcluir