Desde quando a Terra se formou há 4,5 bilhões de anos, ela passou por inúmeras mudanças geológicas. À medida que a superfície foi evoluindo, ela regulou o ciclo de carbono e a distribuição de nutrientes pelo planeta. Agora, um modelo geológico super detalhado mostrou o que aconteceu nos últimos 100 milhões de anos por aqui.

  • O estudo foi constituído por uma equipe internacional de cientistas, franceses e australianos e publicada na revista Science;
  • O modelo fornece detalhes dos últimos 100 milhões de anos, em uma escala de 10 quilômetros e dividido em quadros de 1 milhão de anos;
  • As mudanças geológicas ligam os sistemas químicos, físicos e biológicos e contribuíram para a evolução da biodiversidade e ecossistemas da Terra.

O modelo geológico criado pelos pesquisadores é o primeiro a fornecer tantos detalhes dos últimos 100 milhões de anos. Ele mostrou como a superfície da Terra mudou nesse período e como os sedimentos se movem e depositam.

O modelo foi criado a partir da combinação de forças climáticas e a movimentação das placas tectônicas, recriadas em simulação, com eventos da superfície, como intemperismo, terremotos, mudanças no curso de rios e outros.

Fluxo de água e sedimentos

A pesquisa para o desenvolvimento do modelo geológico começou há cerca de três anos atrás e durante a realização do estudo, os pesquisadores também conseguiram desenvolver uma maneira de adicionar outras informações de forma automática, como a paleogeografia – a história das paisagens da Terra.

Veja o vídeo:

As simulações foram produzidas em centenas de processadores, e cada uma delas levou vários dias para ficar pronta. As imagens em alta resolução mostraram o relevo e o fluxo de água e sedimentos ao longo dos anos.

Além disso, o fluxo de água e sedimentos que acontece corresponde a um dos principais fenômenos que contribui para as mudanças da paisagem geológica, a erosão. Ela é responsável pelo ciclo de carbono que acontece aqui na Terra, essencial para a vida.

Entender como os sedimentos fluíram por redes fluviais ao longo do tempo até as mudanças lentas das grandes bacias sedimentares é importante para compreender como o clima e os ecossistemas mudaram ao longo dos anos.

Os resultados encontrados pelos pesquisadores no modelo geológico poderão ser úteis para refinar as reconstruções das paisagens geológicas passadas e fornecer uma visão detalhada e robusta da Terra antigamente.

terra geologia

Blog JURU EM DESTAQUE com Olhar Digital