Um gigante asteroide, comparado ao tamanho do Partenon, maior e mais importante Templo da Grécia Antiga, passará pela Terra neste sábado às 19:49 GMT (16h49, no horário de Brasília). De acordo com o Science Alert, embora o chamado 2023 DZ2 seja grande o suficiente para destruir uma cidade inteira caso atingisse nosso planeta, não há riscos de colisão. 

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), o asteroide tem aproximadamente de 40 a 90 metros de diâmetro e chegará a um terço da distância da Terra — mais de 173 mil quilômetros longe da Terra, cerca de metade da nossa distância da Lua — explicou Richard Moissl, chefe do escritório de defesa planetária da ESA, à AFP

A maior aproximação ocorre na tarde de hoje, e ele poderá ser visto do hemisfério norte como uma pequena estrela em movimento. A velocidade dele, inclusive, deve ser por volta dos 28 mil km/h.

Um observatório em La Palma, uma das Ilhas Canárias da Espanha, detectou a movimentação do asteroide pela primeira vez em 27 de fevereiro. Na semana passada, a Rede Internacional de Alerta de Asteroides, endossada pela ONU, decidiu que aproveitaria o momento para analisar mais profundamente o acontecimento. 

Imagem: Dima Zel – Shutterstock

O objetivo é descobrir o quanto podemos aprender sobre esse asteroide em apenas uma semana, acrescentou Moissl, pontuando que o evento também servirá como treinamento para saber como a rede “reage a uma ameaça” possivelmente vindo em nossa direção.

De onde vem esse asteroide? 

A origem do asteroide é desconhecida, mas a maioria das rochas espaciais que passam pela Terra derivam do cinturão de asteroides presente entre Marte e Júpiter. 

Caso atingisse a Terra, o 2023 DZ2 poderia causar grandes estragos, mas felizmente ele passará a uma distância bastante segura. Uma nova aproximação deve ser feita em 2026, quando haverá uma chance em 430 de que ele colida com nosso planeta. Ou seja, são remotas as chances de termos problemas com o asteroide.

Correio Braziliense