sábado, 11 de março de 2023

Esquema de libertação ilegal de presos leva delegado e advogada à prisão

“Operação Proditor”: Delegado e advogada são presos em ação do Gaeco na Paraíba contra esquema criminoso  

Um delegado da Polícia Civil e uma advogada foram presos no início da manhã desta sexta-feira (10) em operação do Gaeco contra um esquema criminoso para libertar ilegalmente presos. Na “Operação Proditor” foram cumpridos 14 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, em quatro cidades da Paraíba e de Pernambuco.

Até o momento, a investigação aponta para 10 pessoas, sendo um delegado, um escrivão, sete agentes e uma advogada. De acordo com a PC e o Gaeco, apurou-se que os investigados acertavam entre eles o recebimento de valores indevidos para falsear a verdade em procedimentos policiais. O material apreendido poderá fornecer elementos capazes de alcançar outras pessoas.

Foram encontrados, durante a investigação, elementos probatórios indicadores da prática  de crimes  de corrupção, peculato e extorsão, entre outros. Na operação, foi constatado que as propinas dirigidas a agentes públicos eram coletadas pela advogada, por meio de uma maquineta de cartão de crédito, possibilitando, inclusive, o parcelamento, logicamente com juros, para que não fosse lavrado os autos de prisão em flagrante e demais atos.

Estão sendo cumpridos mandados judiciais em dezesseis locais, nas cidades paraibanas de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, além de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. A operação conta com a participação de 96 agentes públicos, sendo 13 delegados de Polícia, 57 agentes e escrivães, além de 26 integrantes do Gaeco.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário