terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Número de pessoas com dívidas em atraso no Brasil volta a crescer

INADIMPLENTES: Número de brasileiros com dívidas em atraso no país volta a bater recorde, de acordo com dados da Serasa Experian 

Segundo levantamento do Serasa, cartão de crédito segue sendo principal motor das dívidas entre inadimplentes


(crédito:  Thiago Fagundes/CB/D.A Press)
(Crédito: Thiago Fagundes/CB/D.A Press)

O número de pessoas com dívidas em atraso no Brasil voltou a bater recorde, é o que mostra a Serasa Experian. Em setembro do ano passado, o país contava com 68,39 milhões de inadimplentes, agora são 70 milhões. Além disso, 252 milhões estão com dívidas em atraso. Segundo a Serasa, o número de inadimplentes no Brasil cresceu 10,8 milhões de pessoas nos últimos 5 anos. Em Brasília, o Feirão da Serasa estará atendendo de forma presencial. O serviço começa nesta terça-feira (28/02) e vai até 04 de março, das 8h às 18h, no terminal rodoviário do Plano Piloto.

Segundo a instituição, o cartão de crédito e as dívidas com banco seguem sendo o principal motor da inadimplência. Na questão de gênero, o levantamento mostrou que as mulheres lideram e representam 18% a mais do que os homens na inadimplência. A alta da inadimplência também afetou todas as faixas etárias, sendo a dos idosos com 60 anos ou mais a que mais cresceu em participação entre os inadimplentes.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o problema da inflação pode ser considerado um dos dos principais desafios macroeconômicos enfrentados pelo Brasil. “A alta da inflação fez um estrago muito grande no poder de compra — aumento da inadimplência que vimos acontecer ao longo desse processo. A interrupção do aumento dessa curva ocorreu quando foram realizados os mutirões. Isso deu certa aliviada na trajetória de crescimento da inadimplência.”

Negociação de dívidas

No ano passado, mais de 5 milhões de brasileiros negociaram as dívidas, tendo um impacto positivo no volume de inadimplentes no Brasil. Os consumidores que buscam renegociar suas dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome podem acessar os canais oficiais da Serasa:

Correio Braziliense - Isabel Dourado*, estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário