sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

'Morte ao Xandão'

Homem grita 'Morte ao Xandão', se referindo ao ministro Alexandre de Moraes, e põe fogo no próprio corpo, em Brasília

Natural de Botucatu (SP), ele está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O estado de saúde dele não foi divulgado


Estátua da Justiça e Palácio do Supremo Tribunal Federal e foram vandalizados por extremistas em 8 de janeiro - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Estátua da Justiça e Palácio do Supremo Tribunal Federal e foram vandalizados por extremistas em 08 de janeiro — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Um homem de 58 anos pôs fogo no próprio corpo em protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, segundo depoimento de testemunhas. O episódio ocorreu na última terça-feira (31), no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, mas só foi tornado público na noite de quarta-feira (1º). 

Natural de Botucatu (SP), ele está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O estado de saúde dele não foi divulgado.

Antes de atear fogo no próprio corpo, o homem gritou “Morte ao Xandão!”, se referindo a Alexandre de Moraes, conforme consta no documento de acionamento da Polícia Militar do DF (PMDF) e foi relatado por pessoas que passavam pelo local conseguiram apagar o fogo e chamaram o Corpo de Bombeiros.

Com o homem, estavam vários papéis com fotos de personalidades históricas, como Johann Georg Elser, conhecido por ter tentado matar o ditador nazista Adolf Hitler; o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela; e Claus von Stauffenberg, conhecido por comandar a operação Valquíria, que também tentou assassinar Hitler.

Nos papéis com as fotos, em preto e branco, havia ainda a frase “Perdeu, Mané”, dita pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso ao ser abordado em Nova York (EUA) por um outro manifestante bolsonarista, após a eleição de outubro.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário