Prefeito e vice do município de Areia de Baraúnas, na Paraíba, são cassados pela Justiça Eleitoral por fraude nas eleições de 2020

As últimas horas têm sido de mudanças no cenário político em dois municípios paraibanos por decisão da Justiça Eleitoral. O caso mais recente é o de Areia de Baraúnas, onde o prefeito Antônio Gerônimo Duarte de Macedo e a vice dele, Rosicleide Porfírio Dias, foram cassados. Já em relação a Boa Ventura, a decisão foi pela realização de eleições suplementares em 07 de maio deste ano para o preenchimento dos cargos de vereador. Todos eles foram cassados no ano passado sob a acusação de fraude na cota de gênero nas eleições de 2020.
A cassação do prefeito e do vice de Areia de Baraúnas foi determinada pelo juiz da 65ª Zona Eleitoral, João Lucas Souto Gil Messias. A acusação que pesa contra o agora ex-gestor foi a de abuso de poder econômico e suposta compra de votos. Na sentença, o magistrado determina a realização de uma nova eleição, o que deve ocorrer caso a sentença seja mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) foi movida pela coligação adversária. Eles acusam o prefeito e o vice de terem se beneficiado de suposto esquema de transferências de domicílio de eleitores para o município.
Já em relação a Boa Ventura, a decisão para a realização de novas eleições é do TRE. Ficou decidido que a nova eleição vai acontecer no dia 07 de maio (confira o calendário). Ao todo, devem ser eleitos nove vereadores que vão substituir os que foram cassados no ano passado. Poderão votar e ser votados no pleito aqueles que tinham domicílio eleitoral na cidade em 07 de dezembro do ano passado, portanto, seis meses antes da eleição.
Fonte: Suetoni Souto Maior - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário