segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Ex-governadordo Rio de Janeiro tem prisão domiciliar revogada

Sérgio Cabral tem prisão domiciliar revogada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) em um dos processos

SÉRGIO CABRAL CASSIANO ROSÁRIO FUTURA PRESS 1 300x200 - Sérgio Cabral tem prisão domiciliar revogada pelo TRF2 em um dos processos
Foto: Cassiano Rosário

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral teve revogada a prisão domiciliar referente a um dos processos que enfrenta. A decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) foi proferida na última quarta-feira (1º). Condenado à pena de 20 anos, 4 meses e 21 dias de reclusão em regime fechado pela Primeira Turma Especializada do TRF2 no processo da Operação Eficiência, em novembro, obteve a revogação da prisão preventiva em regime domiciliar então determinada pelo colegiado naquele processo.ebc - Sérgio Cabral tem prisão domiciliar revogada pelo TRF2 em um dos processosebc - Sérgio Cabral tem prisão domiciliar revogada pelo TRF2 em um dos processos

A determinação, no entanto, não beneficia imediatamente a Cabral, que se encontra cumprindo prisão domiciliar por outra decisão do TRF2, referente ao processo da Operação Calicute, em tramitação na Primeira Seção Especializada.

Acompanhando por unanimidade o voto da relatora, desembargadora federal Simone Schreiber, a Primeira Turma Especializada considerou não persistirem hoje os motivos que justificavam a medida cautelar estabelecida na apelação. Os julgadores entenderam que houve excesso de prazo da custódia e que Cabral não oferece risco à ordem pública e à instrução do processo, que já está concluída. O entendimento se alinha com a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro, que determinou a revogação da prisão preventiva do ex-governador.

Nos termos da decisão, apesar de não permanecer preso, o ex-governador deverá usar tornozeleira eletrônica e não poderá se ausentar do país, devendo entregar seu passaporte ao juízo de primeiro grau, ao qual deverá ainda comparecer mensalmente.

A defesa de Cabral foi procurada para se manifestar sobre a decisão, mas ainda não se pronunciou.

Fonte: Agência Brasil - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário