terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Fim do Mundo

APOCALIPSE: Relógio do Juízo Final criado por cientistas afirma que fim do mundo está próximo

Um tempo de perigo sem precedentes:

Fundado em 1945 por Albert Einstein e cientistas da Universidade de Chicago que ajudaram a desenvolver as primeiras armas atômicas no Projeto Manhattan, o Bulletin of the Atomic Scientists criou o Relógio do Juízo Final dois anos depois, usando a imagem do apocalipse (meia-noite) e a linguagem contemporânea de explosão nuclear (contagem regressiva para zero) para transmitir ameaças à humanidade e ao planeta. O Relógio do Juízo Final é definido todos os anos pelo Conselho de Ciência e Segurança do Boletim em consulta com seu Conselho de Patrocinadores, que inclui 10 ganhadores do Prêmio Nobel. O Relógio tornou-se um indicador universalmente reconhecido da vulnerabilidade do mundo à catástrofe global causada por tecnologias feitas pelo homem.

O Texto acima é a tradução do site que mede o Relógio do Juízo Final criado por 10 vencedores do Pêmio Nobel, entre eles Albert Einstein.

Este ano, o Conselho de Ciência e Segurança do Boletim dos Cientistas Atômicos avança os ponteiros do Relógio do Juízo Final, em grande parte (embora não exclusivamente) por causa dos crescentes perigos da guerra na Ucrânia. O Relógio agora marca 90 segundos para a meia-noite – o mais próximo de uma catástrofe global que já esteve.

Quanto mais perto da meia noite, mais próximo do Apocalipse estaremos, essa é a premissa do Relógio. Apesar de parecer simples, a lógica por trás da medição trás complexos cálculos matemáticos e probabilísticos, entre as causas prováveis para o fim dos dias estão: guerras nucleares, doenças epidêmicas e mudanças climáticas. O relógio foi criado logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando os cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, começaram a se preocupar com a corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética.

O Relógio foi criado na forma como o conhecemos hoje em 1947 “Relógio do Juízo Final”, um dos ícones mais reconhecidos e duradouros da cultura popular para transmitir a urgência do perigo nuclear. Nas próximas décadas, os ponteiros do Relógio se movem com base nos eventos que levam a humanidade para mais perto ou mais longe do apocalipse nuclear. O Relógio posteriormente inclui os perigos representados pelas mudanças climáticas e outras ameaças existenciais. Quando nasceu o Relógio marcava 7 minutos para o fim dos tempos. Quando a contagem começou, o Relógio estava a sete minutos da meia-noite. Em meio às tensões nucleares, o relógio chegou a marcar dois minutos para o fim do mundo, em 1953. Com o fim da guerra fria, voltou para 17 minutos.

Fonte: Polêmica Paraíba - Por Gutemberg Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário