sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Dia de Santos Reis

"Hoje é Dia de Santos Reis": conheça a história de Belchior, Gaspar e Baltazar, os Três Reis Magos

Pixabay
O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro - FOTO: Pixabay

Nesta sexta-feira, 06 de janeiro, é comemorado o Dia dos Santos Reis Magos, uma das datas mais importantes para a religião católica. Além de relembrar uma passagem da história cristã, a data remete a um importante festejo cultural: a Folia de Reis. A celebração é marcada por eventos em diversos locais do país e representa uma homenagem a Jesus, maior símbolo do catolicismo.

Os reis chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltazar, e levaram para Jesus, respectivamente, ouro, incenso e mirra. Cada presente tinha um significado:

  • o ouro reconhecia Jesus como rei;
  • o incenso fazia referência a sua divindade;
  • a mirra, que era usada como um remédio, representava as características humanas de Jesus.

Conforme narra a Bíblia, os três reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma estrela que os guiou, desde o Oriente até Belém. Essa estrela ficaria conhecida como a "Estrela de Belém".

Ao contrário do que muitos pensam, os reis não viajaram juntos. Belchior teria começado o seu percurso na Europa, Gaspar, na Ásia, e Baltazar, na África.

Tradicionalmente é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal. É por isso que nesse dia, a árvore, o presépio e os restantes enfeites natalinos são guardados para o próximo ano.

A Folia de Reis ou Reisado como é conhecido em grande parte do Brasil, reúne folclore e religiosidade e é celebrado no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 06 de janeiro, Dia de Reis. Durante este período, os grupos de Folia de Reis visitam residências nas áreas urbanas e rurais; realizam orações e o tradicional cantorio do reisado. Os foliões chegam a visitar até seis locais por noite, sendo uma dessas residências, chamada de “pouso”; onde os grupos param para fazer refeições e até dormir, antes de seguir para mais um dia de folia.

No Brasil, a comemoração do Dia de Reis foi trazida pelos portugueses no período da colonização. Hoje a data é muito tradicional e se tornou parte importante da cultura brasileira. Em diversos lugares do país, as tradições mais comuns são apresentações do "Terno de Reis", canções de pequenos grupos de músicos com referência a história bíblica dos Três Reis Magos.

Apesar de ser uma data importante no catolicismo, o Dia de Reis não é considerado feriado. A festa era era um feriado nacional até 1967 por ser considerado dia santo, porem sob uma nova legislação, deixou de existir no calendário de feriados oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário