terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Corpo de Pelé é sepultado em Santos

Após 24 horas de velório e cortejo, corpo do ex-jogador Pelé é sepultado na cidade de Santos, no Litoral de São Paulo

Captura de tela 2023 01 03 152321 - Corpo de Pelé é sepultado após 24 horas de velório e cortejo em Santos
Foto: Reprodução

Chegou ao fim o velório de Pelé na Vila Belmiro. Foram 24 horas de evento, que foi marcado por muita emoção. Mais de 230 mil pessoas passaram pelo estádio alvinegro para se despedir do Rei. Apesar do alto número, tudo ocorreu com muita tranquilidade.

O evento começou às 10 horas (de Brasília) da última segunda-feira. Contudo, antes mesmo do início, milhares de fãs já se aglomeraram no entorno do Urbano Caldeira. A fila para entrar na casa santista começou a ser formada ainda no domingo. Perto do horário da abertura, a aglomeração para ver o corpo do Rei já era imensa. Muitas pessoas, inclusive, vieram de outros estados para acompanhar a cerimônia.

Boa parte dos fãs vestiram a camisa do Santos ou da Seleção Brasileira, mas também há quem compareceu com o uniforme dos rivais do Peixe, como Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Internacional, etc.

O público entrou pelos portões 2 e 3 da Vila Belmiro e saiu pelos portões 7 e 8. Dentro do estádio, o fã não pôde parar para ver o caixão, que estava no centro do gramado. A orientação era para que as pessoas mantivessem um ritmo contínuo para que a fila não fique ainda maior.

Além do público em geral, a Vila Belmiro recebeu diversas autoridades. Entre os nomes estavam Gianni Infantino, presidente da Fifa, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo, e Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.

Ex-jogadores do Santos também foram se despedir de Pelé, como Manoel Maria, Lima, Abel, Clodoaldo, Serginho Chulapa, João Paulo, Agnaldo Moreira, Elano, etc.

Atletas do atual elenco e comissão técnica também marcaram presença, como o goleiro Paulo Mazoti, os zagueiros Alex Nascimento e Messias, o meio-campista Zanocelo e os atacantes Marcos Leonardo, Ângelo, Soteldo, Lucas Barbosa e Rwan Seco estiveram no estádio. O técnico Odair Hellmann e o coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão também foram prestar homenagens ao ídolo santista.

O velório foi encerrado às 10 horas desta terça-feira, dando início a um cortejo pelas ruas da cidade de Santos antes do sepultamento.

O cortejo passou por bairros como Ponta da Praia, onde mora Celeste Arantes, mãe de Pelé, de 100 anos de idade. Uma das irmãs de Pelé, Maria Lúcia Nascimento, apareceu na janela da casa e, ao ver a multidão que a saudava, e se emocionou.

Por volta das 11h10, o caminhão com o caixão de Pelé chegou ao Memorial Necrópole Ecumênica, onde o rei do futebol foi sepultado em cerimônia privada.

Pelé morreu no último dia 29 de dezembro, de insuficiência de múltiplos órgãos decorrente do progresso do câncer de cólon. O corpo do ídolo foi velado na Vila Belmiro, aberto ao público, desde as 10h de segunda-feira, 02, até as 10h desta terça-feira, 03.

Fonte: Polêmica Paraíba com Terra - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário