quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Redução do ICMS do gás natural e do etanol vendido na Paraíba

Governo da Paraíba vai diminuir o ICMS do gás natural e do etanol vendidos no estado, a partir do dia 1ª de janeiro de 2023 

gas natural - Paraíba vai diminuir o ICMS do gás natural e do etanol vendido no estado
Imagem: Reprodução/Internet

O Governo da Paraíba publicou no Diário Oficial do Estado (DOE-PB), desta quinta-feira (15), as reduções das alíquotas do etanol hidratado para 15,33% e também do gás canalizado, com gás natural, para 12%. A nova lei 12.488 entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.

A alíquota do gás canalizado com gás natural foi reduzida de 18% para 12% nas operações internas realizadas por empresa concessionária estadual de gás canalizado com gás natural. A nova lei traz reduções para todo gás canalizado (residencial, comercial e veicular).

Em dezembro de 2021, a Paraíba havia reduzido a alíquota de ICMS do gás natural para a indústria também de 18% para 12%, beneficiando cerca de 40 indústrias em todos os segmentos: cerâmica, têxtil, metalúrgico, bebidas, alimentos, calçados e mineração.

Etanol

O Governo da Paraíba publicou em forma de lei a redução do etanol hidratado combustível de 18% para 15,33%, alterando a legislação do ICMS sobre a alíquota do segmento.

O objetivo da redução do ICMS do etanol é manter competitividade do combustível frente às recentes reduções do preço da gasolina, mas também busca preservar a indústria sucroalcooleira da Paraíba, responsável pela geração de milhares de empregos. Sem o diferencial de alíquota na cobrança do imposto, o etanol perderia competitividade em relação à gasolina.

Polêmica Paraíba com Assessoria - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário