quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Ranking das capitais nordestinas com maior número de habitantes

Em 12 anos, município de João Pessoa, capital da Paraíba, ultrapassa Natal e Teresina em número de habitantes

De acordo com dados prévios do censo 2022, divulgados pelo IBGE, João Pessoa agora é a sexta capital mais populosa da região

A divulgação 'prévia' ocorreu como forma de cumprir a lei que determina ao IBGE fornecer, anualmente, o cálculo da população dos municípios brasileiros ao Tribunal de Contas da União (TCU) - (Foto: Reprodução/PMJP)

O município de João Pessoa, capital da Paraíba, subiu de posição no ranking das capitais nordestinas com maior número de habitantes, conforme apurou o site ClickPB. De acordo com dados prévios do censo 2022, divulgados pelo IBGE, João Pessoa é hoje a sexta capital mais populosa da região, ultrapassando Natal (RN) e Teresina (PI). Em 12 anos, a cidade 'onde o sol nasce primeiro' saltou de 723.515 habitantes para 889.618 habitantes. 

A reportagem do ClickPB usou como parâmetro o último censo realizado pelo IBGE, no ano de 2010. Àquela época, o ranking das capitais com mais habitantes do Nordeste eram: Salvador (2,5 milhão), Fortaleza (2,4 milhão), Recife (1,5 milhão), São Luís (1 milhão), Maceió (932 mil), Teresina (814 mil), Natal (803 mil), João Pessoa (723 mil) e Aracaju (571 mil). Os dados populacionais divulgados entre 2011 e 2021, de todos os municípios do país, foram estimativas com base nos índices apresentados no início da década.

Em 2022, o panorama das capitais tem em primeiro lugar Salvador (2,6 milhão), seguida de Fortaleza (2,59 milhão), Recife (1,49 milhão), São Luís (1 milhão), Maceió (1 milhão), João Pessoa (889 mil), Teresina (868 mil), Natal (751 mil) e Aracaju (605 mil). As informações divulgadas pelo IBGE esta semana contam com dados colhidos até o último dia 25. O órgão informou que foi entrevistado 83,9% do total de habitantes do país. Os recenseadores estão em campo desde agosto e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos mês que vem. 

A divulgação 'prévia' ocorreu como forma de cumprir a lei que determina ao IBGE fornecer, anualmente, o cálculo da população dos municípios brasileiros ao Tribunal de Contas da União (TCU). O censo, que ocorre a cada 10 anos, foi adiado em dois anos devido a pandemia da Covid-19.  Com a consolidação dos números, pode ocorrer mudanças no número total de habitantes.

ClickPB/ Joaquim Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário