sábado, 10 de dezembro de 2022

Marrocos elimina Portugal com uma vitória por 1 a 0

Seleção de Marrocos elimina Portugal e é o primeiro país africano a chegar à semifinal da Copa do Mundo 

Com gol de cabeça de Youssef En-Nesyri, equipe tira Portugal de Cristiano Ronaldo e faz história no Mundial do Catar

Marrocos comemora seu gol contra Portugal nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar
Marrocos comemora seu gol contra Portugal nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar - RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Danilo Moliterno da CNN

A seleção do Marrocos eliminou Portugal com uma vitória por 1 a 0 sobre Portugal, neste sábado (10), e é a primeira equipe africana a chegar à semifinal de uma Copa do Mundo.

O gol da vitória foi marcado por Youssef En-Nesyri, de cabeça, aos 42min do primeiro tempo. Agora, o time aguarda o vencedor do confronto entre França e Inglaterra para saber quem enfrentará na penúltima fase do Mundial do Catar.

O primeiro tempo da partida foi marcado pelo equilíbrio. As seleções se estudaram durante a maior parte da etapa inicial, esperando por uma falha do adversário — e ela aconteceu.

Aos 41 minutos, Attiat-Allah cruzou na área portuguesa, Diogo Costa saiu do gol para cortar a assistência, mas não achou a bola. Antes que ele a afastasse, En-Nesyri a cabeceou para o fundo das redes.

Com a vantagem no placar, Marrocos esperou a seleção de Portugal e buscou explorar contra-ataques. No segundo tempo da partida, Cristiano Ronaldo, que iniciou no banco, entrou em campo.

A seleção portuguesa teve chances de empatar o placar, mas desperdiçou. Mesmo com uma expulsão nos acréscimos, do atacante Cheddira, Marrocos segurou a vantagem mínima e sacramentou a classificação.

Nas oitavas de final, fase anterior, Marrocos já havia surpreendido ao eliminar outra seleção tradicional da Península Ibérica, a Espanha. Após empate no tempo regulamentar, os marroquinos levaram a melhor nos pênaltis.

Marrocos se classificou em primeiro de seu grupo na fase inicial. A seleção conquistou sete pontos, com vitórias sobre Bélgica e Canadá e um empate contra a Croácia.

Primeiro país  africano na semifinal

Nunca antes uma seleção africana havia chegado às semifinais. Até 2022, o melhor de os melhores desempenhos pertenciam a Camarões, Senegal e Gana, que chegaram às quartas de final.

Em 1990, Camarões foi derrotada pela Inglaterra e não avançou às semifinais. Em 2002, Senegal foi superada pela Turquia. Já em 2010, Gana acabou derrotado pelo Uruguai.

Marrocos, por sua vez, já havia chegado à fase eliminatória uma vez, em 1986, quando caiu diante da Alemanha Ocidental nas oitavas de final.

É a sexta vez que a seleção marroquina disputa uma Copa do Mundo. Com exceção de 1986 e 2022, a equipe foi sempre eliminada na fase de grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário